TRT-SC adota medidas de segurança sanitária para retomada do trabalho presencial

Entre as principais estão a distribuição de equipamentos de proteção e a reorganização dos espaços para evitar aglomerações. Todos os ambientes serão sanitizados antes do retorno

13/10/2020 16h58, atualizada em 13/10/2020 17h50

O TRT-SC adotou uma série de medidas de segurança sanitária para garantir o retorno ao trabalho presencial com tranquilidade a partir desta quinta-feira (15). As ações são amplas e funcionam como uma fase preparatória para a retomada do atendimento ao público, que ocorrerá na segunda etapa, conforme estabelecido pela Portaria Conjunta 207/2020

Elas abrangem principalmente a distribuição de equipamentos de proteção e a reorganização dos espaços para garantir o afastamento necessário entre as pessoas. Três equipes da Secretaria Administrativa do TRT-SC e áreas vinculadas estão visitando há dez dias as unidades judiciárias do estado, num total de 30 municípios, para fazer esse trabalho. 

Os pisos e elevadores foram demarcados com fita zebrada, a fim de manter o distanciamento seguro entre as pessoas. Os postos de trabalho, as salas de audiências e de espera, por sua vez, foram redesenhados para garantir o mesmo afastamento, com assentos e mesas também demarcados. 

Foram instalados dispensers e totens de álcool em gel em todos os fóruns, varas únicas e Tribunal, nos locais de maior circulação de público.Também foram adquiridos tapetes sanitizantes para higienização dos calçados na entrada de todos os imóveis. As equipes espalharam cartazes com orientações sobre como prevenir o contágio pela covid-19, além de distribuírem equipamentos de proteção individual aos servidores, magistrados e estagiários e insumos para a higienização dos ambientes, conforme orientações da Coordenadoria de Saúde do Tribunal. 

Ao entrar no Tribunal e nas varas, cada pessoa terá sua temperatura aferida pelos agentes de segurança da instituição ou por recepcionistas contratados. Estando superior ou igual a 37,5 graus, a entrada será proibida. Também não será admitido o ingresso de pessoas que não estejam utilizando corretamente máscara. 

Desde o dia 2 de outubro, todos os imóveis ocupados pela Justiça do Trabalho estão passando por um processo de sanitização dos ambientes, que busca eliminar até 98% dos microorganismos nocivos à saúde. Esse trabalho deve ser finalizado na quarta-feira (14), véspera do retorno ao trabalho presencial.

Todas as cautelas

A presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria, informa que foram tomadas as cautelas indicadas pela Coordenadoria de Saúde para que servidores e magistrados possam retornar com tranquilidade. 

“Os ambientes foram preparados com muito cuidado e dedicação pelas nossas equipes. No entanto, não é demais relembrar a cada gestor para que continue vigilante em sua unidade ou setor quanto à observância das medidas indicadas pela Coordenadoria de Saúde e autoridades sanitárias”, ressalta a presidente do TRT-SC.

A coordenadora de saúde do Tribunal, médica do trabalho Dolores Santos, lembra que o sucesso do retorno depende também de que todos façam sua parte. “Se eu tivesse que dar apenas uma orientação, seria a seguinte: use máscara, lave as mãos com frequência e mantenha uma distância segura”. 
 

 

Texto: Clayton Wosgrau / Arte: Banco de imagens
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br

Leia Também: