Memória

HTML

O Setor de Memória Institucional foi criado pelo Ato Presidencial n.º 735/2009, de 21 de agosto de 2009. Seu principal objetivo é tratar, guardar e disponibilizar os processos judiciais trabalhistas. As palavras da então Presidente, Des. Marta Maria Villalba Falcão Fabre, no discurso de inauguração deste Setor continuam a inspirar esse objetivo:

“Eles [os processos trabalhistas] contêm a trajetória desta instituição, demonstram a ação dos trabalhadores e contemplam um determinado período vivenciado pela sociedade. Assim, esses documentos são o testemunho do passado, que promovem e instigam os pesquisadores a escrever a história.

[...] Os Arquivos do Judiciário são essenciais para historiar de que maneiras as pessoas vivem a história no conjunto das relações sociais e expor como essas dimensões interferem e até determinam os acontecimentos no mundo do trabalho, nos conflitos coletivos e individuais.

Preservar é fazer algo para o futuro, é pensar grande, com generosidade. A sociedade tem direito à memória, o direito ao passado. Porque nada vai mudar se, primeiramente, não houver uma mudança de atitude. Essa mudança só é possível com o conhecimento da História, das diversas histórias. Esse acervo que a Justiça do Trabalho tem hoje em dia será, daqui a dois séculos, tão ou mais valioso para as gerações futuras quanto o material do século XIX que, por acaso, sobreviveu."

Além de servir à pesquisa acadêmica e preservar a história da Justiça Trabalhista catarinense, o Setor de Memória Institucional realiza exposições permanentes e itinerantes que buscam retratar a atividade do TRT12 ao longo de sua existência.

Localização

Endereço
Av. Acioni Souza Filho, 657 (Fórum Trabalhista), 3º andar
Praia Comprida - São José/SC
CEP 88103-790
Telefone
(48) 3381-3708
(48) 3381-3709