Pioneirismo: espaço de coworking do TRT-SC completa dois meses de implantação

07/10/2020 19h19, atualizada em 08/10/2020 15h10

Um espaço para projetos que envolvem atores de diversas áreas, que está à disposição de magistrados e servidores em trânsito, e ainda, se necessário, pode ser utilizado por teletrabalhadores quando nas dependências do Tribunal. Esse é o coworking, espaço integrado de trabalho implantado de modo pioneiro no TRT-SC em 30 de julho deste ano.

O local faz parte da série de melhorias e inovações realizadas durante os trabalhos de readequação da sede da Rua Esteves Jr. após a entrega do edifício alugado da Avenida Rio Branco.

Em entrevista concedida em agosto ao Programa Trabalho e Justiça do Tribunal Superior do Trabalho, a Presidente do TRT-SC, Desembargadora Lourdes Leiria, destacou dentre as medidas de economia e gestão eficiente, a criação do espaço coworking. “Nós entendemos que é desnecessário e também oneroso para os cofres públicos manter uma estação de trabalho ociosa”, esclareceu a presidente. 

Espaço compartilhado

No TRT-SC, o coworking funciona de forma distinta da iniciativa privada, em que autônomos e empregados de empresas diversas compartilham o espaço e os equipamentos. É voltado principalmente a servidores e magistrados que atuam nas diversas localidades do estado ou, quando necessário, aos servidores em teletrabalho e oficiais de justiça que estejam nas dependências do Tribunal.

“A implantação do espaço de coworking, a devolução de imóveis alugados, instalação de equipamentos que possibilitam a atuação por videoconferência em todas as salas de sessões e audiências, aliados a investimentos em estrutura e tecnologia, demonstram que a instituição está alinhada com os eixos de atuação traçados pelo Presidente do STF e CNJ, Ministro Luiz Fux. Além de ser uma proposta inovadora, requisito indispensável no mundo atual, o coworking proporciona otimização e economia de recursos, com o melhor aproveitamento e redução do espaço utilizado pelo Judiciário Trabalhista catarinense”, ressalta a presidente do Tribunal, desembargadora Lourdes Leiria.
 


Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Dilcionir Furlan
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: