Grupo de assistentes analisa 100 itens do modelo de gestão do Tribunal
Mais de seis horas de reunião em que foram discutidos e analisados 100 itens relacionados ao atual modelo de gestão do TRT/SC. Esse foi o saldo dos encontros realizados pelo grupo de assistentes do Planejamento Estratégico (PE) da instituição, nos dias 11 e 17 de abril. Com a orientação das consultoras Rosângela Gamba Crédico e Maria Fernanda Leite Soares, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), servidores de 10 áreas do Tribunal fizeram um levantamento dos pontos fortes e fracos de 19 grandes temas que permeiam o modelo de gestão da instituição. No dia 23, o grupo se reúne novamente para validar tudo o que foi discutido, totalizando aproximadamente 10 horas de trabalho em três dias de encontros.
Os resultados das discussões vão ser apresentados durante o Seminário de Planejamento Estratégico do TRT/SC, que vai acontecer nos dias 25 e 26 de abril. O evento vai reunir os três grupos de trabalho envolvidos diretamente na elaboração do PE da instituição (estratégico, de assistentes e de apoio), num total de 25 pessoas, entre juízes e servidores. Durante o seminário, vão ser dados os primeiros passos na definição de um plano de implementação do PE, como o detalhamento das iniciativas e ações estratégicas, identificação dos prazos e dos indicadores de desempenho de gestão, definição do mecanismo de acompanhamento, relacionamento das macro-ações estratégicas com o orçamento, recomendações sobre o plano de comunicação e orientação para elaboração do Plano Estratégico.
Visão de futuro
O PE tem relação direta com a visão de futuro de uma instituição, seja ela pública ou privada, na medida em que possibilita um melhor autoconhecimento de seus pontos fortes e fracos. Consiste, em síntese, no estabelecimento de objetivos que orientam a construção de um Plano de Ação capaz de identificar os recursos disponíveis e as deficiências a serem superadas para o alcance dos resultados planejados. As ações são acompanhadas e, quando necessárias, corrigidas.
“Planejar significa pensar o futuro desejado, tomar decisões que construam esse futuro, organizar as práticas necessárias à execução dessas decisões, alocar os recursos da forma mais racional, e realizar reavalições periodicas.”
Rosângela G. Yamada,
Assessora de Planejamento
No TRT/SC, o PE será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, com duração aproximada de três meses, a FGV auxiliará o Tribunal na construção do planejamento e do plano estratégico– este último, um conjunto de ações voltadas para o alcance dos objetivos. Na segunda etapa, com duração de quatro meses, serão realizadas reuniões para acompanhar a implantação e a execução do plano, com a Fundação auxiliando em correções necessárias.
A metodologia da FGV é permitir que o próprio Tribunal possa definir seu plano estratégico e dê continuidade aos trabalhos sem necessidade de consultores externos, a partir do ensino de técnicas e instrumentos específicos.
Saiba mais sobre o Planejamento Estratégico do TRT/SC
Temas discutidos pelo grupo de assistentes do PE
Estrutura de decisão e alçadas Políticas
Liderança Normas, padrões e procedimentos
Cultura e clima organizacionais Gestão de pessoas
Planejamento e estratégia Estrutura organizacional
Valores Processos de trabalho
Visão e missão Tecnologia
Objetivos estratégicos Cliente e sociedade
Acompanhamento dos resultados da instituição Comunicação
Gestão orçamentária Transparência
Terceirização Layout