Corregedor-Geral da JT diz que programa de gestão ambiental do TRT demonstra visão de futuro da Instituição

13/12/2007 15h30

Os servidores e juízes do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina deram um exemplo de cidadania para o Brasil, demonstrando visão de futuro e comprometimento ecológico. A afirmação é do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, que participou do lançamento da logomarca do programa TRT Ambiental, na tarde de quarta-feira (12).

Em inspeção correcional desde o início da semana, Dalazen elogiou o fato de o TRT/SC ter instituído um programa de gestão ambiental dois anos antes da recomendação do Conselho Nacional de Justiça, feita neste ano, para que os órgãos do Poder Judiciário adotassem políticas dessa natureza. “Com certeza vou registrar essas ações no meu relatório. É um momento de esperança em meio a essa quadra difícil que a humanidade atravessa no que diz respeito ao clima global”, ressaltou o ministro do TST. E ainda deu uma sugestão: a reutilização de envelopes no âmbito da Instituição.

O presidente do TRT/SC, Jorge Luiz Volpato, participou da solenidade. Em breve discurso, disse que a questão ambiental não se trata de um modismo. “A responsabilidade de gerenciar essa questão é fundamental para termos um planeta melhor, que seja habitável pelos nossos descendentes”, ressaltou. Para ele, a principal missão do TRT Ambiental é mostrar à sociedade a necessidade e importância da reciclagem de resíduos. “Nosso objetivo, meu e da juíza Águeda, então presidente do TRT, era que o cidadão, ao entrar numa Vara do Trabalho, se deparasse com as cestas de coleta seletiva e levasse a idéia da reciclagem para dentro de sua casa”, lembrou Volpato, vice-presidente do Tribunal à época da implantação do programa.

A cerimônia de lançamento da identidade visual do TRT aconteceu no saguão do edifício-sede e reuniu juízes e servidores. Simone Beatriz Dalcin, técnico judiciário da 1ª VT de Rio do Sul que venceu o concurso para a criação da logomarca, foi homenageada pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental (CPGA), recebendo do corregedor-geral o livro “Expedição à Natureza”. Ao final , após a apresentação do coral do TRT, a CPGA entregou em torno de 30 mudas de plantas das mais variadas espécies aos presentes.
Nova fase

O TRT Ambiental vai entrar numa nova fase a partir de 2008. A coordenadora da Comissão Permanente de Gestão Ambiental (CPGA), Sandra Laitano, explica que, nos primeiros dois anos, foi necessário trabalhar a parte estrutural do programa. Foram criados, então, alguns projetos, como a coleta seletiva de lixo, compras sustentáveis e eliminação de autos findos, com o objetivo de adaptar a Instituição a princípios ambientais.

“Agora está na hora de buscarmos o engajamento dos servidores no programa a partir de algumas atividades, como apresentação de palestras e exibição de filmes relacionados ao assunto”, diz Sandra. Outra idéia da Comissão é resgatar a Semana do Meio Ambiente, organizando-a em conjunto com outros órgãos do Poder Judiciário Federal, para que ela tenha um alcance mais amplo.
 

Ministro corregedor Dalazen cumprimenta servidora Simone Dalcin por criação da logomarca do TRT Ambiental
Corregedor-geral da JT presta homenagem à servidora
que criou a logomarca do TRT Ambiental, Simone Dalcin

 

Fonte: Ascom - 13.12.07, às 15h30min

Leia Também: