Torre II do TJ tem rede wireless e pode reaproveitar água da chuva

30/07/2007 15h10

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Manoel Abreu, inaugurou oficialmente na tarde de sexta-feira (27) as novas instalações do Anexo do TJ, também chamado de Torre II. “Trata-se de um prédio inteligente, dotado de soluções tecnológicas de ponta que serão utilizadas em benefício da melhor e mais ágil prestação jurisdicional", enfatizou Abreu durante a solenidade, que também contou a presença da juíza Licélia Ribeiro, vice-presidente do TRT, que estava no exercício da Presidência, além de outros magistrados, autoridades, advogados e servidores do Judiciário catarinense.

Para o desembargador, o prédio tem a impressão digital de muitas mãos desde sua elaboração até o dia de hoje (27), quando oficialmente foi entregue à sociedade. “Esta inauguração, como todas em minha gestão, traz o caráter da impessoalidade, por isso não há nomes da administração nas placas, mas sim do Poder Judiciário”, disse o desembargador ao finalizar seu pronunciamento.

A obra, que custou cerca de R$ 17 milhões e consumiu 30 meses de trabalho, tem quase 17 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em 11 andares. Possui 40 gabinetes padronizados - com área de 97 metros quadrados cada - para os desembargadores. Servido por quatro elevadores, o prédio conta com seis salas de sessões e outras destinadas à OAB e Ministério Público. A Diretoria Judiciária e o atendimento ao público externo ficaram no térreo para facilitar o acesso dos advogados e visitantes.

A Torre II possui todos os requisitos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais e é dotada de sistema de segurança, com alarme anti-incêndio e escadas para escoamento emergencial. As instalações são servidas com rede wirelles, assim como as salas de sessões, aptas para garantir transmissões em tempo real pela intranet/internet. Além disso, o sistema de ar condicionado central utiliza água da chuva captada no topo do prédio e no estacionamento do TJ para refrigeração, com economia de custos e valorização do meio ambiente.

Os recursos para o Anexo vieram do Fundo de Reaparelhamento da Justiça. Após um período de paralisação e posterior rescisão do contrato firmado com a empresa Erevan Engenharia AS, a construção recomeçou em janeiro de 2005, sob a responsabilidade da empresa Tecon - Tecnologia em Construção Ltda., vencedora da nova licitação. O projeto do anexo do TJ é do arquiteto Aldo Luiz Eickhoff, servidor do Judiciário catarinense.

 

Vice-Presidente Licelia Ribeiro na inauguração da Torrre II do TJ-SC, ao lado de demais autoridades
Juíza Licélia representou o TRT/SC na solenidade de inauguração da Torre II do TJ, obra que custou R$ 17 milhões e levou 2 anos e meio para ficar pronta


 

Fonte: Portal do TJ/SC, com informações da Ascom do TRT/SC – 30.07.07, às 15h10min

Leia Também: