Ações levaram em média oito meses para serem julgadas nas Varas do Trabalho de SC, menor intervalo registrado no país
Em 2020 a Justiça do Trabalho de SC (TRT12) registrou o menor tempo de tramitação de processos no primeiro grau, intervalo entre a propositura da ação até a decisão do juiz. O dado consta no Relatório Justiça em Números 2021, levantamento anual divulgado na semana passada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o documento, as ações trabalhistas que tramitam no estado levaram em média oito meses para receber uma sentença, o melhor desempenho registrado dentre as 24 jurisdições trabalhistas do país. O resultado considera a média ponderada das duas fases processuais: seis meses no conhecimento (discussão do mérito) e um ano e dois meses na execução (cumprimento da sentença).
Já na segunda instância, no julgamento dos recursos, o tempo de tramitação no tribunal catarinense (TRT12) é ainda mais curto, três meses, classificando a segunda instância do TRT-SC em terceiro lugar em tempo de tramitação dos processos.
O levantamento apontou ainda que, mantida a atual produtividade, o TRT-SC conseguiria “zerar” o estoque de processos pendentes em um ano e um mês, desde que ficasse sem receber novos casos.
O relatório completo do Justiça em Números 2021 pode ser acessado no endereço https://bit.ly/justicaemnumeros2021.
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br