Lei Geral de Proteção de Dados e inteligência artificial foram alguns dos assuntos tratados na 34ª Reunião do Coleouv
O Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv) realizou sua 34ª reunião, semana passada, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. A abertura contou com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Rosa Weber; do presidente do TST e Conselho Nacional de Justiça, ministro Lelio Bentes Corrêa; da ouvidora-geral da Justiça do Trabalho, Delaíde Miranda Arantes; do presidente do Coleouv, Clóvis Schuch, e do ouvidor-geral da OAB nacional, José Augusto Noronha.
Em sua fala, Lelio enfatizou o importante papel das ouvidorias judiciais por darem “visibilidade aos invisíveis”, no exercício da “arte da escutatória” e na mediação de conflitos, atuando como “algodões entre cristais”.
O evento uniu temas relacionados à atuação das ouvidorias frente aos atuais desafios da Justiça do Trabalho. Aspectos da Lei de Proteção de Dados e da inteligência artificial foram tratados, respectivamente, pela professora Ana Frazão e Natacha Oliveira, diretora de Tecnologia da Informação do STF. Questões relativas ao Direito do Trabalho nortearam as exposições apresentadas pelos ministros do TST Maurício Godinho Delgado e Sérgio Pinto Martins, entre outros.
Durante o evento, houve a afixação da foto da ministra Maria Helena Mallmann na galeria dos ex-ouvidores do TST, cargo que ocupou de 2018 a 2020. Mallmann será a próxima ouvidora nacional da mulher, com posse agendada para esta sexta-feira (31/3), no CNJ.
Pelo TRT da 12ª Região, estiveram presentes a ouvidora, desembargadora Quézia Gonzalez, e a assessora da Ouvidoria, Simone Pereira.
Texto e fotos: Simone Pereira (assessora da Ouvidoria)
Secretaria de Comunicação Social/TRT-12
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br