Podcast com juíza Vera Ramos esclarece porque a conciliação é considerada a solução mais eficaz para resolver um processo
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região foi destaque no último relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) devido à liderança nacional no índice de conciliações. Mas você sabe o que isso significa na prática? O 12º episódio do podcast Conexão JT aborda o tema Conciliação, trazendo como convidada a juíza titular da 3ª Vara do Trabalho de Chapecó, Vera Marisa Vieira Ramos.
A magistrada esclarece dúvidas sobre como funciona a conciliação nos processos trabalhistas, dentre elas: em que momento do processo as partes podem pleitear um acordo, quais são os critérios de homologação, como se dá o acompanhamento do cumprimento dos acordos, se é possível haver repactuação dos termos ou o aproveitamento deles em outros processos contra uma mesma empregadora, etc.
De acordo com Vera Ramos, o sucesso da conciliação decorre, em grande medida, de sua capacidade de combinar não somente o melhor atendimento às demandas legais, como também às demandas privadas da parte que ingressa com a ação trabalhista.
“Via de regra, as conciliações são formalizadas em audiência, momento que a parte tem para interagir com o juízo e colocar a sua situação pessoal, seu momento de vida, para ver se o empregador consegue contemplar isso. E a experiência que a gente tem tido é que, muitas vezes, essa conversa acaba contemplando a necessidade pessoal da parte que a gente não consegue perceber só pela petição dos autos”, afirma a juíza.
O Conexão JT é uma produção da Secretaria de Comunicação do TRT-12, com o objetivo de aproximar a sociedade dos temas relativos à Justiça trabalhista. O podcast pode ser acessado nas diversas plataformas de streaming e redes sociais como Spotify, YouTube e Instagram.
Texto: Camila Collato
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br