Link de acesso permite navegação rápida e sem restrições para magistrados, servidores e público em geral
Entrou em operação, nesta quarta-feira (22/11), a nova rede de internet sem fio (wireless) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12). A inauguração ocorreu na Presidência do tribunal, com a presença do presidente, desembargador José Ernesto Manzi, do secretário-geral da Presidência, Carlos Tiusso, do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Valdir Luiz da Cunha, do coordenador de dados e infraestrutura de TIC, Anderson Bastos e do juiz gestor regional da execução e auxiliar de precatórios, Roberto Masami Nakajo.
Diferentemente da rede já existente (wlan), a solução agora implementada está física e logicamente separada da rede corporativa do TRT-12. Neste caso, a operadora contratada oferece o wi-fi como serviço, responsabilizando-se por toda a implantação e operação da infraestrutura e equipamentos. O acesso wireless à internet se dá de forma simplificada e sem as restrições que a rede cabeada do TRT-12 possui atualmente. A alternativa é uma iniciativa inédita na Justiça do Trabalho.
Esta facilidade permite atender as demandas de conexão não apenas dos servidores e magistrados do tribunal, como também do público em geral que acessa as dependências da Justiça do Trabalho catarinense. Basta conectar o seu dispositivo na rede e efetuar um breve cadastro, com e-mail e senha, no primeiro acesso – nos seguintes, o login se dará de forma automática.
No momento, o novo link de wi-fi encontra-se em operação no 1º e no 11º andares do prédio-sede do TRT-12. A rede será expandida gradativamente até que a cobertura alcance toda a sede, assim como as varas do trabalho da capital e do interior do estado até o final deste ano. A contratação incluiu 14 links de acesso à internet de até 500Mbps, 19 de até 250 Mbps, instalação de 135 pontos de acesso e o remanejamento de 75 pontos já existentes.
Se comparado à manutenção e incremento da solução utilizada até então, o novo modelo de contratação se demonstrou mais econômico: o valor ficou cerca de 43% abaixo do inicialmente estimado no edital.
"Este é um projeto que levou mais tempo que o esperado porque priorizamos buscar uma solução até então inédita nos órgãos públicos. A nova rede é independente, ou seja, não 'briga' com o PJe, assim como também não traz riscos para a segurança da informação. Além disso, o tipo de contrato nos exime de administrar os equipamentos utilizados, o que, considerando a amplitude do estado catarinense, garante uma maior estabilidade do serviço oferecido", destaca o secretário-geral Carlos Tiusso.
Link de rede anterior segue em operação
As redes wlan_trt12 e wlan_visitantes seguem em funcionamento e vinculadas ao link corporativo da instituição. A navegação mantém as restrições de acordo com a política de segurança vigente no tribunal, como a filtragem de conteúdo.
Deste modo, caso o servidor ou o magistrado queira acessar, via wi-fi, sistemas e programas que exijam que o usuário esteja autenticado obrigatoriamente na rede do TRT-12, deve-se utilizar a wlan.
Texto: Camila Collato
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br