Presidente Maria de Lourdes e corregedor Amarildo Lima, da gestão 2019-2021, tiveram seus quadros descerrados nesta sexta (24/11)
Foi realizada no início da tarde de sexta-feira (24/11), no Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), a solenidade de descerramento dos retratos da desembargadora Maria de Lourdes Leiria na Galeria de Presidentes e do desembargador Amarildo Carlos de Lima na Galeria de Corregedores do TRT-12. Os atos de descerramento foram feitos pelos dois magistrados, acompanhados do presidente do tribunal, desembargador José Ernesto Manzi.
A cerimônia foi prestigiada por diversos desembargadores e desembargadoras, tanto da ativa quanto já aposentados, além de magistrados de primeiro grau e servidores e servidoras da instituição. Lourdes Leiria e Amarildo Carlos de Lima exerceram as atribuições no período de 2019-2021 e receberam o reconhecimento pelas contribuições prestadas na condução da instituição. Junto a eles, compunha a Administração a desembargadora Teresa Cotosky, no cargo de vice-presidente.
Na ocasião, a desembargadora Lourdes Leiria declarou que é uma honra ter seu quadro na galeria, principalmente por poder fazer parte da história do tribunal.
“Os dois quadros que passam a integrar essa galeria representam cada servidor, cada magistrado e todos os colaboradores que atuaram na nossa gestão e que contribuíram para excelência da prestação jurisdicional nesse período, que foi muito conturbado devido à pandemia Covid-19 e aos cortes orçamentários. Preservar a memória de uma instituição nos permite construir o presente, olhando para o futuro, mas sem perder de vista o aprendizado do passado”, destacou Lourdes Leiria.
Em sua fala, o desembargador Amarildo ressaltou que a gestão de 2019/2021 foi realizada em um período desafiador. “Se não preservarmos a memória da instituição, essa história seria rapidamente esquecida. Estamos hoje nesta galeria para representar aqueles que nos precederam. Agradeço a todos pela presença nesse dia comemorativo”.
Ao final da cerimônia, o presidente Manzi destacou o papel essencial da memória para que erros do passado não sejam repetidos e para que haja evolução no futuro. “Este memorial nos mostra que a instituição é muito maior do que as pessoas. As pessoas seguem, mas a instituição fica. Quantas dificuldades já permearam as cabeças dos que já passaram por aqui. Assim é a evolução. Parabéns à desembargadora Maria de Lourdes e ao desembargador Amarildo. Muito obrigado a todos que vieram”.
As galerias dos presidentes e corregedores TRT-12 compõem o Memorial da Justiça do Trabalho de Santa Catarina, localizado no térreo da sede administrativa do tribunal, na Rua Esteves Júnior, 395, em Florianópolis-SC.
- Acesso o álbum de fotos da solenidade.
Texto: Camila Collato e Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br