Iniciativa do Programa Trabalho Seguro busca colaborar com a ressocialização da população carcerária
O Presídio Regional de Araranguá recebeu, na terça-feira (5/3), a visita do juiz do Trabalho Ricardo Jahn, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS). O encontro teve como objetivo dialogar com aproximadamente 40 detentos do regime semiaberto, que permite ao preso trabalhar fora do presídio durante o dia.
O magistrado foi recebido pelo diretor do presídio, Daniel da Cunha Luiz, e pelo coordenador do setor laboral e pecúlio, João Batista Boteon. Durante a conversa com os presos, Jahn abordou temas como a função social do trabalho e as consequências derivadas dos acidentes laborais, ressaltando a necessidade de prevenção.
Além disso, foi reservado um espaço para aqueles que sofreram acidentes de trabalho compartilharem suas experiências pessoais.
“Um dos objetivos do Programa é motivar o diálogo social, alcançando o maior número de atores sociais e conscientizando sobre a segurança no trabalho. Visitar o presídio e ir ao encontro dos detentos, que também são trabalhadores, é uma forma de aproximar o Judiciário e contribuir com a ressocialização”, destaca Ricardo Jahn.
O Presídio Regional de Araranguá abriga cerca de 350 detentos, sendo 110 deles em regime semiaberto. Aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho recebem remuneração e têm sua pena reduzida, por demonstrarem uma iniciativa de ressocialização por meio do trabalho.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br