Adesão ao Programa Trabalho Seguro foi formalizada durante visita de magistrados às instalações
O Programa Trabalho Seguro (PTS) recebeu mais um parceiro na quarta-feira (5/6). O Porto Itapoá, instalado no norte do estado, assinou o termo de adesão durante visita de sete desembargadores e dois juízes do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). Este é o terceiro do segmento a aderir ao Programa, além de Navegantes e Itajaí.
Durante a visita, os magistrados puderam conhecer detalhadamente as instalações e operações do porto, bem como os impactos positivos da sua presença na cidade de Itapoá, incluindo a geração de 8,5 mil empregos diretos e indiretos na região em 2023.
Representando o PTS, estiveram presentes os desembargadores Roberto Luiz Guglielmetto e Cesar Luiz Pasold Júnior e os juízes Ricardo Jahn e Marcelo Tandler. Além deles, também participaram da visita os desembargadores Maria de Lourdes Leiria, Teresa Regina Cotosky, Wanderley Godoy Junior, Mirna Uliano Bertoldi, Nivaldo Stankiewicz e Reinaldo Branco de Moraes.
A comitiva foi recebida pelo gerente jurídico do Porto Itapoá, Fábio Moya Diez, e sua equipe, além do coordenador de segurança do trabalho do terminal, Renan Schneider.
No Brasil, a segurança no trabalho portuário é regulamentada por diversas normas e legislações específicas, sendo a Norma Regulamentadora 29 (NR-29) uma das principais. Esta norma estabelece medidas que abrangem desde a organização do trabalho até a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, passando pela capacitação dos funcionários e fiscalização das condições de trabalho nos portos.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br