Lançamento de linha do tempo da JT-SC marca Dia da Memória do Poder Judiciário

Plataforma digital traz detalhes da instalação e um pouco de história de cada uma das unidades judiciárias que compõem o TRT-SC

09/05/2025 13h43, atualizada em 09/05/2025 14h01

Para celebrar o Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado em 10 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região criou um projeto especial que destaca um pouco de sua história: a "Linha do Tempo das Unidades Judiciárias". A iniciativa tem como objetivo preservar e valorizar a trajetória institucional da Justiça do Trabalho em Santa Catarina.

Idealizada pelo vice-coordenador do Comitê de Documentação e Memória do tribunal, juiz do trabalho Válter Túlio Amado Ribeiro, a proposta faz parte de um esforço nacional de conservação de acervos históricos e busca promover uma reflexão sobre o papel transformador da Justiça ao longo do tempo.

"A ideia deste projeto nasceu do desejo de tornar nossa história institucional acessível e dinâmica. Cada data e documento resgatado nos ajuda a entender não apenas de onde viemos, mas também para onde estamos caminhando como uma instituição comprometida com a Justiça Social”, explica o magistrado.


Oportunidades


Mais do que um simples registro do passado, a Linha do Tempo convida todos a compreenderem como cada etapa contribuiu para a construção da Justiça do Trabalho catarinense atual. Para magistrados e servidores mais antigos, é uma oportunidade de relembrar momentos marcantes; para os novos integrantes, uma chance de conhecer melhor a história das unidades em que atuam.

A elaboração do projeto envolveu uma pesquisa detalhada realizada pelos servidores e estagiários da Seção de Gestão de Memória, com consulta a arquivos internos, cruzamento de dados e busca de informações além dos gabinetes e salas de audiência do tribunal. 

A equipe entrou em contato com o TRT-RS e o TRT-PR procurando documentos antigos da época em que as unidades ainda eram subordinadas àqueles tribunais, e também com a área de arquivo Senado Federal, que colaborou na busca e digitalização de projetos de leis antigas. Algumas unidades do TRT-SC enviaram documentos que ainda estavam sob sua guarda, e a Secretaria de Comunicação Social também contribuiu com fotografias das implantações e inaugurações de eventos mais recentes.


Desafios


Por se tratar de um projeto de grande porte, envolvendo dados de todas as varas do trabalho, a coleta e a compilação das informações apresentaram diversos desafios por estarem muito dispersas. Algumas informações, como atas de instalação de algumas unidades, ainda não foram localizadas. Os dados reunidos, que variam de unidade para unidade, podem ser acessados clicando no link "Curiosidades", presente nas artes do projeto.

A Linha do Tempo está disponível ao público, mas a história continua sendo construída. A equipe convida o público interno e toda a comunidade a contribuírem com fotos, documentos ou lembranças relevantes, enviando o material para a Seção de Gestão de Memória (memoria@trt12.jus.br). Cada participação enriquece essa narrativa coletiva e ajuda a manter viva a memória institucional.

Preservar o passado é, na verdade, fortalecer o futuro. Manter viva a história do TRT-SC é reconhecer o papel transformador dessa instituição na vida das pessoas e na promoção da justiça social em Santa Catarina.
 

 

Texto: Simone Beatriz Dalcin (Seção de Gestão de Memória)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-1000 - secom@trt12.jus.br 
 

Leia Também: