Prevenção é o caminho: ações conscientizam para importância da segurança no ambiente de trabalho

29/04/2019 19h05, atualizada em 19/12/2019 15h53
Notícia com 26 visualizações
grupo se reune em joaçaba para  comemorar data
Ato público em Joaçaba lembrou as vidas perdidas em acidentes de trabalho

 

Uma série de atividades sobre saúde e segurança no trabalho ocorreram semana passada para marcar a passagem do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, 28 de abril, e a última semana do Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes e mortes no ambiente de trabalho. Magistrados da JT catarinense que atuam no Programa Trabalho Seguro (PTS) promoveram e participaram de diversos eventos sobre o tema dentro e fora do estado.

O desembargador Roberto Guglielmetto, gestor regional do PTS em SC, participou em Belo Horizonte do “Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes de Trabalho: efetividade da prevenção, promovido pelo TRT mineiro.

desembargador guglielmetto em BH comemora dia da memória dos acidentadosAo final do seminário foi publicada a Carta de Minas Gerais, que convoca a sociedade para, em nome das vítimas de acidentes de trabalho, honrar o dever de implementar medidas concretas para a proteção à vida, à saúde e ao meio ambiente do trabalho, bem como de reparar de forma integral os efeitos danosos diariamente experimentados na realidade vivenciada no Brasil.

   Na foto ao lado, da esquerda para direita: as ministras do TST Kátia Arruda, Delaíde Arantes e    Maria Helena Mallmann e os desembargadores Roberto Guglielmetto, Marcus Ferreira e   Sebastião Geraldo de Oliveira, os dois do TRT-MG.
 

Foco no ser humano

 

Também na programação do Abril Verde, a juíza do trabalho Maria Aparecida Jerônimo, gestora auxiliar do Programa Trabalho Seguro para a Grande Florianópolis, representou o TRT-SC na abertura do Congresso Sul Brasileiro de Saúde e Segurança do Trabalho, em Florianópolis, na quinta (25). O evento foi promovido em parceria pela Fundacentro, a Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest-SC) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC).


 

juíza Maria Jerônimo fala em evento do Fundacentro, Cest e CREA
Para juíza Maria Aparecida Jerônimo, decisões empresariais estão menos centradas no aspecto humano

 

Em sua fala, a magistrada citou os objetivos do Programa e reforçou a necessidade de haver mais equilíbrio no processo produtivo. De acordo com ela, as decisões empresariais estão cada vez mais centradas em aspectos econômicos, deixando de lado o ser humano. “Sempre é bom lembrar que sem trabalhadores não há geração de riqueza, então acho que precisamos balancear melhor o foco”, afirmou a juíza Maria Aparecida.

Alerta para a prevenção

Em Joaçaba, um ato público realizado na quarta (24) na praça central da cidade reuniu cerca de 120 pessoas, entre trabalhadores, empresários, sindicatos e a juíza auxiliar do PTS na região, Lisiane Vieira. Durante a manifestação, os participantes fizeram um minuto de silêncio em memória às vítimas de acidentes de trabalho e seguraram cruzes simbolizando esses trabalhadores.

 

juíza lisiane vieira fala em evento público
Juíza Lisiane Vieira: acidentes de trabalho e doenças ocupacionais são evitáveis se medidas de prevenção forem adotadas


Também em Joaçaba, no dia 25 ocorreu no auditório da Unoesc o 8º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Saúde e segurança nos dias atuais”. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas e teve palestra do especialista da área de segurança e saúde do trabalho Cosmo Palasio, além da premiação do concurso fotográfico “O trabalho pela vida, não a vida pelo trabalho”.

A juíza Lisiane ressaltou a importância destes eventos que levam à reflexão e conscientização sobre o tema. “Quando se trata de acidentes e doenças ocupacionais, nenhum número é aceitável”, alegou. “Nosso sentimento, ao final, é de realização, pois foram realizadas diversas atividades e conseguimos atingir público surpreendente e diversificado. Toda a comunidade foi atingida pela nossa mensagem: acidentes de trabalho e doenças ocupacionais são evitáveis se medidas de prevenção forem adotadas”, concluiu a magistrada.

 

Leia também:


 

Texto: Camila Velloso / Fotos: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: