Começam obras do futuro Fórum Trabalhista de Rio do Sul, que será erguido acima da cota de enchente

13/02/2014 17h00
obra do Foro trabalhista de Rio do Sul

O futuro prédio do Fórum Trabalhista de Rio do Sul será construído com quatro metros de desnível, acima da avenida, para evitar estragos provocados por enchentes. Além disso, terá 30 vagas de estacionamento para uso do público. Nesta semana, a empresa vencedora da licitação deu início ao estaqueamento das fundações da obra, que deverá ficar pronta em maio de 2015.

A preocupação da equipe de obras do TRT-SC em levantar o térreo acima da chamada cota de enchente da localidade deve-se ao trauma vivido pelo município em setembro de 2011, quando foi decretado estado de calamidade pública. Essa cota é divulgada pela Defesa Civil e mede o nível máximo de altura atingido pela água na última enchente de uma determinada localidade. Na região onde está sendo construído o Fórum, a água chegou em torno de três metros em 2011.

Na época, o nível do Rio Itajaí-Açu chegou a quase 13 metros e provocou a maior enchente da história, alagando 85% da cidade. Dos 61 mil habitantes, cerca de 10 mil ficaram desalojados. Dois anos depois, Rio do Sul sofreria uma nova inundação, mas com consequências menos desastrosas.

O Fórum de Rio do Sul será a 16ª sede erguida dentro do novo padrão de construções da Justiça do Trabalho catarinense, num total de 30. São obras que priorizam o melhor aproveitamento de recursos naturais, conforto para o público e acessibilidade plena dos usuários.

Bicicletário

Na prática, isso pode ser verificado pela ventilação natural, sistema de condicionamento de ar mais econômico em relação aos splits convencionais, torneiras e descargas dosadoras nos toaletes, iluminação setorizada e adaptações para portadores de necessidades especiais, entre outros aspectos. Além de todos esses itens, o projeto em Rio do Sul prevê um bicicletário com capacidade para dez unidades e vestiário.

O novo fórum terá 1.970 metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos – com espera para uma eventual terceira vara. O custo total da obra foi licitado em R$ 5,8 milhões. O terreno foi doado pela prefeitura, tem 3.967 metros quadrados e está localizado na Rua XV, bairro de Laranjeiras, num dos prinicipais acessos da cidade.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: