CSJT aprova cronograma para implantação de Sistema de Gestão de Pessoas no âmbito da JT

15/12/2014 15h30

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovou na última Sessão Ordinária de 2014, ocorrida em 28 de novembro, os cronogramas de implantação e desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Recursos Humanos da Justiça do Trabalho (SGRH). Desenvolvido para otimizar o trabalho das áreas de gestão de pessoas, o SGRH é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado em 2014 entre o CSJT, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O sistema, que já está funcionando no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (2ª Região) será implantado em toda a Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. De acordo com a Coordenadora de Gestão de Pessoas do CSJT, Rosa Amélia de Sousa Casado, o SGRH será uma ferramenta essencial para que o Conselho cumpra a missão de exercer a supervisão administrativa, orçamentária e financeira, no que se refere à gestão de pessoas. 

“Uma vez que o sistema for implantado nos TRTs, a Justiça do Trabalho passará a ter uma ferramenta de gestão de pessoas uniformizada, que facilitará o acesso consolidado do CSJT”, explica. “Além dos benefícios para o CSJT, com a implantação de um sistema unificado, será possível aperfeiçoar os processos de trabalho de gestão de pessoas, como a manutenção dos cadastros funcionais, a folha de pagamento e os projetos de desenvolvimento e capacitação.” 

Ainda segundo Rosa, foram criados dois grupos de trabalho, um que cuidará da implantação do SGRH e outro que cuidará do desenvolvimento das melhorias necessárias para que o SGRH se adeque ao Judiciário Trabalhista. “Por exemplo, o sistema ainda não tem um módulo específico para trabalhar com gestão por competências, no qual se leva em conta o aproveitamento das habilidades de cada servidor. Então, um dos nossos objetivos é desenvolver esse aporte, que otimizará tanto a produtividade como a satisfação do servidor”, analisa. 

O GT que fará o levantamento das ações necessárias para o planejamento e desenvolvimento do SGRH no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus é composto por servidores dos TRTs de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Campinas-SP, Goiás, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso, além de dois representantes do CSJT.

 

 

Fonte: Conselho Superior da Justiça do Trabalho

Leia Também: