Grevistas voltam ao trabalho neste 1º de maio
Técnicos e auxiliares de enfermagem de Chapecó e Concórdia voltam ao trabalho às 7h desta quarta-feira (1º) – Dia do Trabalho. O acordo foi feito depois de mais de três horas de negociações entre os sindicatos patronal e de empregados. A audiência aconteceu nesta terça-feira (30), no auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), e foi presidida pelo desembargador Jorge Luiz Volpato.
Para os técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital Regional do Oeste será concedido reajuste salarial de 13,71%, parcelado no decorrer deste ano. Serão 3% sobre a remuneração de janeiro, 7,22% sobre a de abril, 1,59% em junho, 0,90% em agosto e 1% em outubro.
Os funcionários do Hospital São Francisco de Concórdia terão um reajuste de 11,1% para os técnicos e de 12,5% para os auxiliares, além de mais 0,5% sobre o salário de setembro. Os demais trabalhadores terão um aumento de 7,5% a contar de 1º de abril, data-base da categoria.
Também ficou acertado que o acordo coletivo contará com uma cláusula inédita, garantindo que os novos empregados não terão salários inferiores àqueles que recebiam no trabalho anterior.
Compensação
Em até seis meses será compensada a greve, no limite de 54 horas, sendo que os estudantes não serão prejudicados em seus horários de aula.
Os sindicatos declararam que os serviços essenciais foram mantidos e, diante do acordo para reposição das horas não trabalhadas, o desembargador Volpato afastou a multa que tinha sido aplicada ao sindicato na sexta-feira (26), caso os grevistas não voltassem ao trabalho.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br