Acordo na 1ª VT de São José vai duplicar exames de sono no Hospital Nereu Ramos

19/03/2020 16h09, atualizada em 24/03/2020 17h09

Um acordo realizado na Justiça do Trabalho de Santa Catarina vai garantir que o Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, consiga duplicar sua produção de polissonografias, principal exame no tratamento de distúrbios do sono. Os equipamentos serão adquiridos graças a uma doação de R$ 150 mil feita pela Cassol, fabricante de materiais de construção catarinense.

O repasse foi uma sugestão do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) e marca a conciliação em torno de uma ação civil pública aberta em março de 2016. Nela, os procuradores do MPT exigiram que a empresa promovesse uma série de alterações de segurança na fábrica da companhia em Governador Celso Ramos, na região metropolitana de Florianópolis.  

Naquele mesmo mês, o juiz do trabalho Jony Carlo Poeta acatou os pedidos e determinou, por meio de liminar, que a empresa realizasse uma série de medidas para assegurar a proteção dos operários, entre elas novos treinamentos, desobstrução de corredores e remodelação de ambientes. A companhia concordou e remodelou todo o interior da fábrica, adotando o novo leiaute também em outros estados.

 

Mais exames

Atualmente, o Hospital Nereu Ramos tem capacidade de realizar apenas uma polissonografia por noite. Além dos sensores que medem a qualidade do sono, o valor doado pela Cassol também será utilizado para melhorar o sistema de limpeza e desinfecção dos endoscópios, equipamentos que permitem a coleta de imagens de órgãos internos, como o estômago.
 

Processo nº: ACP 0000394-94.2016.5.12.0031

 

Texto: Fábio Borges
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: