Implementada campanha que prevê redução no consumo de copos plásticos
O ato de implementação da campanha Adote esta Caneca aconteceu na quinta-feira (05), no saguão do edifício sede do TRT/SC, e teve distribuição de chá gelado e apresentação de vídeos educativos que integram a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O objetivo é substituir os copos descartáveis por canecas de cerâmica para reduzir a quantidade de resíduos sólidos e o impacto causado pelo plástico no meio-ambiente. Durante a cerimônia, a juíza Marta M. Villalba Falcão Fabre, presidente do tribunal, assinou um termo de compromisso simbólico em nome dos servidores, no sentido de substituir aos copos plásticos pela caneca.
“A questão da conscientização ambiental é de extrema importância para todos nós. Precisamos realizar nosso trabalho dentro deste conceito de preservação, pois somos todos responsáveis pelas conseqüências de nossos atos de consumo”, disse a magistrada.
A coordenadora da Comissão Permanente de Gestão Ambiental (CPGAmbiental), Sandra Laitano, diz que o projeto prevê a redução de 70% na aquisição e distribuição de copos plásticos, consumo que hoje é de 700 mil por ano. “O tribunal vai continuar comprando o material apenas para atender ao público externo e 490 mil copos não serão mais descartados no meio ambiente todos os anos”, comemora a coordenadora.
Sandra também tocou em outro ponto fundamental, no que se refere ao envolvimento dos servidores. “Não adianta a Comissão Ambiental promover iniciativas, a Administração dar o apoio, se a mudança de hábitos não começar por nós mesmos”, ressaltou.
A distribuição das canecas começou a ser feita no edifício sede e continua nas varas trabalhistas de Florianópolis, São José e Palhoça na primeira quinzena deste mês. Nas demais unidades do estado o trabalho vai ser feito pelos colaboradores locais da CPGAmbiental. O material começa a ser encaminhado também nesta quinzena.
A pergunta que não quer calar...
Mas gastar água para lavar e reutilizar as canecas não é pior que a reciclagem? A resposta é não. Para reciclar, é preciso que os copos sejam embalados e carregados por um veículo que consome combustível. Eles são lavados com água e outros produtos, colocados numa esteira que consome energia e aquecidos, consumindo ainda mais energia. Entram numa linha de produção, são embalados e colocados novamente num veículo que consome combustível. Só depois seguem para uma revenda, onde serão adquiridos novamente pelo consumidor de descartáveis.
A página da CPGAmbiental está de cara nova.
Ísis, Quest e Sofia fazem parte de uma turminha bem animada que promete educar enquanto diverte os servidores. Eles foram criados pela servidora Simone Beatriz Dalcin, da 1ª VT de Rio do Sul, e conversando sobre diversos temas querem despertar o amor e respeito pelo meio ambiente. Além de notícias sobre o tema, é possível encontrar a indicação de filmes para locação e livros. Vídeos curtos e médios estão disponíveis no link Videoteca. A página explica ainda o Programa TRT Ambiental e traz dicas atualizadas sobre cuidados com a natureza.
Esta é a Sofia. A coruja é considerada símbolo da sabedoria porque possui alta capacidade de enxergar no escuro, é como se ela conseguisse ver o que os outros não veem!
Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320