Terminam no dia 14 de maio as inscrições para o concurso “Mude um Destino”, iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) cujo objetivo é premiar órgãos do poder judiciário e abrigos que trabalham de forma mais eficiente pelo retorno da criança ou adolescente à família.
Na categoria “Abrigo”, podem participar instituições e programas que executam tal atividade, como casas lares, casas de passagem, famílias acolhedoras etc. Na categoria “Poder Judiciário”, podem participar tribunais de justiça, corregedorias-gerais de justiça, comissões de adoção, juizados/varas da infância e juventude ou qualquer órgão que atue no processo de reintegração das crianças residentes em abrigos às suas famílias.
O concurso é apenas uma das ações da campanha nacional de mesmo nome lançada pela AMB. A idéia é chamar a atenção para as crianças e adolescentes que vivem em abrigos, ou seja, sem o direito à convivência familiar. A AMB estima que mais de 80 mil delas vivam em abrigos no Brasil, muitas vítimas de abandono, miséria e maus-tratos.
A campanha também prevê a publicação de duas cartilhas (uma de adoção e outra para orientar os gestores de abrigos quanto à legislação que regula a atividade), a divulgação do documentário “O que o destino me mandar”, realizado pela jornalista Ângela Bastos (que trabalha na imprensa catarinense), e o prêmio AMB de jornalismo.
Para mais informações, acesse www.amb.com.br/mudeumdestino
Fonte: Ascom - 04.05.07, às 12h50min