Entre os novos parceiros está uma franquia de escola profissionalizante com mais de 600 unidades em todo o Brasil
O Programa Trabalho Seguro (PTS) ganhou novos parceiros no extremo sul de Santa Catarina: o município de Balneário Arroio do Silva, a empresa AM Organização e Promoção de Eventos, o Clube Grêmio Fronteira e o Instituto Mix formalizaram sua adesão ao programa. Todas as parcerias firmadas tiveram a presença do juiz do trabalho e gestor regional do programa, Ricardo Jahn.
A assinatura do termo de adesão de Arroio do Silva ocorreu na quinta-feira (13/2), no gabinete do prefeito Evandro Scaini, acompanhado pelos assessores jurídicos Felipe Keller e Paula Debem e pelo diretor de indústria e comércio Xande Inocêncio. O compromisso firmado inclui dois principais focos: a capacitação de trabalhadores terceirizados que prestam serviço ao município e a criação de um calendário municipal para abordar saúde e segurança no trabalho nas escolas municipais.
A rede de escolas profissionalizantes Instituto Mix, com sede em Araranguá, tem mais de 600 unidades franqueadas em todo o Brasil. "Esta parceria pode trazer propostas inovadoras que poderão ser aplicadas futuramente na interlocução com os parceiros e no desenvolvimento de novas ações voltadas à segurança e bem-estar dos trabalhadores", avalia Jahn.
A AM Organização e Promoção de Eventos, também com sede em Araranguá, realiza formatura e outras celebrações sociais. Emprega cerca de 200 trabalhadores terceirizados na área de alimentação e recepção de convidados.
Outra instituição que firmou parceria com o programa foi o Grêmio Fronteira, clube cultural, recreativo e social de Araranguá, considerado o maior do extremo sul catarinense com cerca de 4 mil associados. O clube emprega diretamente aproximadamente 50 trabalhadores, além de gerar empregos indiretos por meio das obras de manutenção e eventos que realiza.
Números
De acordo com o Ministério da Previdência Social, Santa Catarina ocupa a quinta posição entre os estados com o maior número de acidentes e doenças do trabalho, com mais de 55 mil ocorrências em 2023, das quais 267 resultaram em óbito. Em todo o Brasil, foram contabilizadas 732 mil notificações, com 2,8 mil mortes.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br