Desembargadora Lília Abreu é homenageada por pioneirismo na área jurídica

11/03/2021 18h42, atualizada em 11/03/2021 18h55

Atual decana do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), a desembargadora Lília Abreu foi uma das nove advogadas catarinenses homenageadas por seu pioneirismo na área jurídica. Ela foi a primeira advogada a ingressar no TRT-SC pela vaga do Quinto Constitucional reservada à OAB. A lista foi elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) por ocasião da comemoração dos 88 anos da Seccional Catarinense e pela celebração do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Na tarde desta quinta-feira (11), a entidade reuniu as homenageadas numa videoconferência acompanhada por advogadas em todo o estado. As pioneiras recordaram suas alegrias, dificuldades e aprendizados que acumularam ao desbravar uma profissão até então reservada aos homens.  

“A atuação precursora dessas mulheres abriu novas possibilidades e caminhos que hoje estimulam muitas outras a trabalhar para o engrandecimento da advocacia catarinense”, afirmou o presidente licenciado da OAB-SC, Rafael Horn, ao saudar as homenageadas. 

Trajetória de desafios

Lília Abreu atuou por 12 anos na advocacia trabalhista antes de ingressar na magistratura da JT catarinense, em 20 de maio de 1993. Sete anos depois, ela seria eleita a presidente da instituição (gestão 2000-2002), onde atualmente preside a 3ª Turma e a 6ª Câmara. Também foi uma das primeiras professoras do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, onde lecionou por 30 anos.

“Eu não senti esses anos passarem”, disse a desembargadora, recapitulando uma trajetória profissional que permeou a expansão da Justiça do Trabalho e as muitas transformações vivenciadas pela instituição, como a introdução dos primeiros computadores, nos anos 80, e a digitalização dos processos durante a última década.

“Hoje vivemos mais uma importante inovação, que é a adoção das audiências e sessões por vídeo”, destacou a desembargadora, que avaliou a experiência como positiva e conclamou as advogadas a abraçarem as transformações e desafios da profissão. “Nunca fiquem acomodadas, procurem estar sempre à frente desses movimentos e não se deixem desmotivar pelos obstáculos. São eles que engrandecem nossas vitórias”.

 

Texto: Fábio Borges 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br