A iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) de instalar em todo o estado o sistema VoIP, que utiliza a internet como base para as ligações telefônicas, vai trazer uma economia anual de no mínimo R$ 35 mil – valor gasto atualmente para manter as linhas analógicas funcionando.
Iniciado no final do ano passado, o projeto pretende substituir todos os aparelhos convencionais pelos de IP. Além da economia com o encerramento das linhas antigas, a implantação também vai reduzir outros custos.
Por exemplo: atualmente, quando alguém faz uma ligação da sede do Tribunal para uma unidade do interior, é cobrada a tarifa interurbana. Com o sistema VoIP, será possível transferir a chamada para a cidade de destino por meio da internet, sem custo algum.
Ramais virtuais
Mesmo antes de concluído, o projeto está permitindo uma economia. Isso porque, durante este período no qual servidores e magistrados têm trabalhado de casa, as unidades de segundo grau e alguns setores administrativos vêm utilizando ramais virtuais.
Possível graças à adoção da plataforma de telefonia VoIP, a tecnologia redireciona as ligações de ramais físicos para celulares ou computadores, por meio da internet, sem custo algum. Ela é diferente do recurso “siga-me” oferecido pelas operadoras de telefonia fixa, que costuma ser tarifado.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br