O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, destacou a importância da Justiça do Trabalho para o País, em discurso realizado ontem (3) durante evento em comemoração dos 70 anos da Justiça do Trabalho no TST.
O ministro observou que, ao longo dessas sete décadas, o Brasil e o mundo passaram por muitas transformações, principalmente na esfera trabalhista, e que a Justiça do Trabalho se aprimorou para acompanhar as transformações, a ponto de hoje ela ser “chamada a exercer a ampla diversidade de poderes que lhe são cometidos na atualidade pela Constituição Federal”, lembrou.
O presidente do TST salientou o fato de que hoje, segundo avaliação do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, a Justiça do Trabalho é o mais rápido e eficiente ramo do Poder Judiciário nacional, e ressaltou ainda que esta justiça é o único segmento do Poder Judiciário que conseguiu levar o direito às classes populares. Para Dalazen, a Justiça do trabalho é hoje, após 70 anos, uma “Instituição viva e vigorosa, que não perdeu, contudo, a inquietação e o sonho por mudanças que possam aprimorá-la”.
Clique e leia o discurso na íntegra
Fonte: Tribunal Superior do Trabalho