Agendado para 22 de outubro, evento integra a Semana Inclusiva e terá participação do TRT-SC
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e diversas entidades da região, promoverá no dia 22 de outubro o 1º Feirão de Vagas de Aprendizagem e Inclusão de Pessoas com Deficiência de Joaçaba e Região. A atividade será realizada das 8h às 18h, no Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado na Rua José Firmo Bernardi, nº 40, Bairro Vila Pedrini.
O evento em Joaçaba conta com o envolvimento da juíza do trabalho Lisiane Vieira, gestora auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA) na região, em conjunto com empresas, entidades qualificadoras, associações de defesa de direitos de pessoas com deficiência e órgãos públicos. A expectativa, de acordo com a magistrada, é reunir cerca de 700 participantes, incluindo turmas de jovens entre 14 e 18 anos que serão levadas pelas escolas da região.
As inscrições para participar do Feirão de Vagas podem ser feitas por meio deste formulário on-line (link externo).
Contato direto
O principal intuito do Feirão é ampliar as oportunidades para futuros aprendizes e pessoas com deficiência, promovendo o contato direto entre candidatos e empregadores. O evento faz parte da programação da Semana Inclusiva de Santa Catarina 2025 (link externo), que nesta edição completa dez anos de incentivo à inclusão e diversidade no mercado de trabalho.
Evento preparatório
Antes do Feirão, haverá um encontro preparatório voltado às empresas, nesta terça-feira (23/9), às 14h, no auditório do Serviço Social da Indústria, em Joaçaba. A atividade contará com palestra de uma especialista em inclusão no mercado de trabalho e a apresentação de três casos de sucesso da região, com foco em esclarecer o funcionamento do Feirão e apresentar soluções para empresas que enfrentam dificuldades no cumprimento da cota legal.
"O que mais ouvimos das empresas é que elas abrem a vaga, mas não aparecem candidatos. Ocorre que temos muitos jovens em qualificação profissional nas Apaes que querem uma oportunidade. Mas para isso, é preciso que a empresa se disponha a conhecer aquela pessoa, criando a vaga a partir do que ela pode contribuir", explica Lisiane Vieira.
De acordo com a legislação, empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar tanto aprendizes, em número equivalente a 5% a 15% do quadro de funções que demandem formação profissional (Lei 10.097/2000), quanto pessoas com deficiência, de 2% a 5% do total de empregados, a depender do porte da empresa (Lei 8.213/91). No caso da aprendizagem de pessoas com deficiência, é possível cumprir as duas exigências ao mesmo tempo.
As inscrições para o evento preparatório podem ser feitas aqui (link externo).
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br