Nas primeiras semanas deste mês de junho, o TRT-SC promoveu seis ações públicas em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado na última sexta-feira (12). As atividades tiveram como objetivo a conscientização e a mobilização pela redução do problema que atinge uma em cada dez crianças e adolescentes no estado.
No domingo (14) de clássico na Ressacada, os jogadores do Avaí entraram em campo com uma faixa sobre o tema. A ação, que resultou de uma parceria entre o clube e o Tribunal, foi destaque na página do time na internet. No domingo anterior (7), na partida contra o Palmeiras, o Figueirense também entrou em campo segurando a faixa com o slogan "Diga não ao trabalho infantil".
Na sexta, a desembargadora Maria de Lourdes Leiria, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, palestrou para alunos de quatro escolas de Palhoça, que também receberam uma revista em quadrinhos sobre o tema produzida pelo cartunista Ziraldo e publicada originalmente pelo Ministério do Trabalho. Graças a uma parceria entre o TRT-SC e a Celesc, mil dessas cartilhas serão entregues a estudantes de todo o estado nas próximas semanas. A distribuidora de energia também vai compartilhar mensagens contra o trabalho infantil em toda a sua frota de veículos (mil carros) e nas suas contas de luz.
Ao longo da semana, o juiz da 1ª Vara do Trabalho de Tubarão e também gestor regional do Programa, Ricardo Kock Nunes, participou de três encontros sobre o tema nas cidades de Braço do Norte, Trombudo Central e Lages. Em Itajaí, o juiz Luiz Carlos Roveda participou na quinta-feira (10) de um seminário estadual promovido pelo Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil em Santa Catarina, realizado no auditório da Univali. De forma a chamar a atenção da população, o TRT também adesivou mensagens nas principais portas dos três prédios da Justiça do Trabalho em Florianópolis.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348