No caminho certo

Para novo presidente do TRT-SC, momento histórico exige que Justiça do Trabalho continue dando respostas rápidas e seguras aos cidadãos

06/12/2013 20h20
Posse do desembargador Edson Mendes de Oliveira na presidência do TRT-SC
Desembargador Edson Mendes vai comandar TRT-SC pelos próximos dois anos.
 Confira o álbum de fotos da solenidade


A Justiça do Trabalho precisa continuar respondendo de forma rápida e segura aos cidadãos que a procuram para resolver suas pendências. Essa foi a síntese do discurso de posse do novo presidente do TRT-SC, desembargador Edson Mendes de Oliveira, que assumiu o cargo em solenidade ocorrida nesta sexta-feira (6), na sede do Tribunal, em Florianópolis.

Junto com Edson Mendes, que substitui Gisele Pereira Alexandrino no mais alto posto do TRT-SC, também tomaram posse os outros dois integrantes do trio de desembargadores que irá administrar a Instituição pelos próximos dois anos. Viviane Colucci será a vice-presidente e acumulará o cargo de diretora da Escola Judicial, substituindo o desembargador Garibaldi Ferreira. A tarefa de fiscalizar e orientar o trabalho dos juízes de primeira instância ficará a cargo de Gracio Petrone, novo corregedor regional – cargo até então ocupado pelo novo presidente.

Num discurso objetivo e sucinto, Edson Mendes ressaltou a boa avaliação conferida ao Tribunal pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro do TST Ives Gandra, durante inspeção realizada em novembro. “Na conclusão dos seus trabalhos, o ministro nos deu conta de que o TRT de Santa Catarina é o quarto em eficiência no país entre os 24 Regionais”, disse.

Ele destacou também o fato de o TRT-SC vir se posicionando na vanguarda, já há algum tempo, sob diversos aspectos. “Fomos uns dos pioneiros na informatização e escolhidos, entre todos os Regionais, para a implantação da primeira vara do trabalho que funciona exclusivamente com o processo judicial eletrônico (PJe-JT), em Navegantes”, relembrou.

Esse patamar de excelência, segundo ele, deve ser mantido e quem sabe até melhorado, em razão do momento histórico em que vivemos. “Hoje, a sociedade tem ciência imediata dos acontecimentos, por isso precisamos manter essa resposta rápida e segura aos cidadãos que nos procuram”, afirmou.

Por fim, o magistrado lembrou a morte do líder sul-africano Nelson Mandela, afirmando que seu exemplo de vida irá continuar embalando sonhos de liberdade e esperança pelo mundo.

Capacidade de ouvir

Ficou a cargo da desembargadora Maria Aparecida Caitano fazer a saudação aos empossados. Colega de Edson Mendes desde que ingressaram juntos na magistratura do trabalho catarinense, há 26 anos, a magistrada destacou a capacidade do novo presidente de “ouvir, compreender, apreender, destrinçar e solucionar, sem jamais se quedar por mais espinhoso que fosse o problema”.

Desembargador Gracio na posse como corregedor
Novo corregedor, desembargador Gracio Petrone também tem graduação em Psicologia


Em relação ao novo corregedor, a magistrada disse que ele não medirá esforços para cumprir o papel de harmonizar a heterogeneidade da primeira instância. “Também graduado em Psicologia e conhecedor da alma humana, o desembargador Gracio poderá compreender as limitações da pessoa do magistrado, sem divorciar-se da real finalidade inspecional de controle e valorização da prestação jurisdicional.”

Sobre a vice-presidente e diretora da Escola Judicial, a desembargadora Maria Aparecida disse que seu “invejável currículo” revela a constante preocupação com todas as questões sociais. “Principalmente com aquelas que dizem respeito ao combate ao trabalho infantil e à proteção à saúde do trabalhador”.
 

Desembargadora Viviane Colucci discursa durante posse como vice-presidente
Desembargadora Viviane Colucci, além de exercer a vice-presidência, irá dirigir a Escola Judicial


Desafios

A chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Santa Catarina, Ângela Pincelli, também discursou. De acordo com ela, um dos principais desafios da nova Administração será lidar com o atual cenário de precarização das relações de trabalho. “A perversidade dessa realidade, infelizmente, nem sempre é revelada à sombra do formalismo e do tecnicismo tradicionais ao operador do Direito”, afirmou.

Representando a Presidência da OAB-SC, o advogado Gustavo Guimarães falou sobre a importância da Ordem na administração da Justiça e a necessidade de se estreitarem ainda mais as relações com o TRT-SC. E disse que um dos principais desafios da nova gestão será em relação à expansão do processo eletrônico.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348 - Estúdio 3216-4066

 


 

 

Leia Também: