Estanislau Emílio Bresolin, que faleceu na sexta (21), foi juiz classista do TRT-SC por seis anos
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina, empresário Estanislau Emílio Bresolin. Ele morreu no final da tarde de sexta (21), aos 73 anos, por complicações de covid-19, conforme informado pelo jornalista Fábio Gadotti.
Bresolin foi juiz classista do TRT-SC por seis anos: no primeiro grau, de 1994 a 1997, e no segundo, de 1998 a 2001, quando a representação classista foi extinta. Os juízes classistas eram indicados por federações e sindicatos de patrões e empregados, sempre de forma paritária, ou seja, um integrante de cada categoria. Eles atuavam tanto em primeira instância, ao lado do juiz, formando as Juntas de Conciliação e Julgamento (hoje Varas do Trabalho), como na segunda instância, com duas vagas em cada uma das três Turmas Recursais.
"A recordação que tenho dele é de uma pessoa muito educada, extremamente respeitosa e sempre muito colaborativa, inclusive para buscar a conciliação”, lembra a desembargadora do TRT-SC Mirna Bertoldi, que o conheceu quando ambos atuaram juntos na primeira instância.
Em 2016, Bresolin recebeu o título de cidadão honorário de Florianópolis concedido pela Câmara de Vereadores.
O corpo do empresário foi sepultado no sábado, em Florianópolis.
Texto: Clayton Wosgrau / Foto: Divulgação/Alesc
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br