Presidente do TRT/SC defende construção de sede própria da VT de São Bento do Sul

29/05/2007 15h28

A tribuna livre, instituída pela Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, foi ocupada na noite desta segunda-feira (28) pelo juiz Jorge Luiz Volpato, presidente do TRT de Santa Catarina, para uma minuciosa exposição dos motivos que levaram à proposta de construção da sede própria da Vara do Trabalho do município.

Antes de defender publicamente a construção da nova sede, com recursos orçamentários já assegurados, o presidente do TRT reuniu-se com os vereadores e com o prefeito Fernando Mallon, na sede da Prefeitura.

Na sessão da Câmara, presidida pelo vereador José Kormann, o juiz Volpato explicou que a edificação da sede própria depende da aprovação do projeto de lei nº 528/2007, que prevê a doação de terreno para a obra. “A atuação da Justiça do Trabalho precisa estar pautada pelo respeito à legislação e aos princípios constitucionais como o da moralidade, da eficiência e da impessoalidade. Não se justifica, portanto, a permanência da Vara do Trabalho em imóvel alugado se existem recursos orçamentários para a construção de uma obra em que está prevista, inclusive, a possibilidade de ampliação para a instalação de uma nova unidade”, ressaltou.

O presidente reconheceu que a VT do município está bem instalada, em imóvel amplo, mas admitiu que o custo com locação, IPTU e condomínio - de R$ 6,7 mil mensais - pesou na decisão de construção de sede própria. “Contabilizando tudo o que o TRT desembolsou com aluguéis, condomínio e IPTU, de agosto de 1995 a maio deste ano, chegamos ao valor de R$ 962 mil, para manter em funcionamento a Justiça do Trabalho nesta jurisdição”, revelou.

Finalizando as explicações o juiz Volpato disse que a construção de sedes próprias para as VTs catarinenses têm dependido de parcerias com os municípios. “Estamos tendo o cuidado de elaborar projetos que permitam ampliações e concordamos que as leis de doação contenham dispositivos que assegurem que, na hipótese de eventual desvio de finalidade, os imóveis revertam para as municipalidades”, concluiu.

Câmara municipal de São Bento do Suljuiz presidente Jorge Volpato discursa na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul

 

Leia Também: