Programa Trabalho Seguro do TRT-SC alcançou quase 40 mil pessoas em 2024

Foram ao todo 118 ações empreendidas pelo programa, com destaque para parcerias firmadas com empresas e atividades de conscientização

17/02/2025 14h34, atualizada em 18/02/2025 12h54
Camila Velloso

O Programa Trabalho Seguro (PTS), mantido em Santa Catarina pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), encerrou o ano de 2024 com números expressivos em suas atividades de conscientização e prevenção. Foram realizadas 118 ações, alcançando diretamente 39.870 pessoas em 15 cidades catarinenses. As iniciativas incluíram palestras, seminários, oficinas, caminhadas e outras atividades voltadas à promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

Entre os resultados, destaca-se o crescimento no número de instituições parceiras: ao longo do ano, 34 novas organizações aderiram ao programa, totalizando 179 entidades comprometidas com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no estado.
 

Parcerias


Duas das principais parcerias firmadas em 2024 foram com as empresas WEG e Tirol, que passaram a integrar a rede de prevenção mantida pelo TRT-SC.

Multinacional catarinense do setor de motores industriais, a WEG oficializou sua adesão ao programa em Jaraguá do Sul. Com cerca de 28 mil colaboradores no Brasil, a empresa demonstrou seu compromisso com a segurança e a saúde dos trabalhadores.

A parceria com a Tirol, empresa de laticínios cuja sede fica em Treze Tílias, visa ao desenvolvimento de ações educativas e preventivas em suas unidades, reforçando a cultura de segurança no trabalho entre seus colaboradores.
 

Atividades de conscientização


Ao longo de 2024, o PTS realizou diversas atividades para conscientizar trabalhadores e empregadores sobre a importância da prevenção de acidentes. Uma delas foi o seminário "NR 36 - 10 anos: diálogos sobre o impacto da norma na saúde dos trabalhadores", realizado em Chapecó. A Norma Regulamentadora (NR) nº 36 dispõe sobre a segurança e saúde no trabalho em frigoríficos. O evento foi dedicado à conscientização e à formação de multiplicadores em favor do trabalho seguro neste setor que, de acordo com dados da Previdência Social, ocupa o segundo lugar no número de notificações de acidentes laborais no estado.

Outra atividade promovida pelo PTS foi a caminhada “Sinal Amarelo: Atenção com a Saúde Mental!”, promovida no Parque Linear Via Verde, em Jaraguá do Sul. O evento ocorreu durante o Setembro Amarelo e contou com o apoio do Sesi local e da empresa têxtil Lunelli. Cerca de 120 pessoas, entre servidores da Justiça do Trabalho e colaboradores das empresas parceiras, participaram da atividade.


Reconhecimento e perspectivas para o futuro


O coordenador regional do PTS, desembargador Cesar Pasold Júnior, celebrou os avanços conquistados ao longo do ano. "A segurança no trabalho é um compromisso de todos. O crescimento das parcerias e o engajamento da sociedade demonstram a relevância de iniciativas preventivas para reduzir os índices de acidentes e promover a saúde dos trabalhadores catarinenses", destacou.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, Santa Catarina ocupa a quinta posição entre os estados com o maior número de acidentes e doenças do trabalho, com mais de 55 mil ocorrências em 2023, das quais 267 resultaram em óbito. Em todo o Brasil, foram contabilizadas 732 mil notificações, com 2,8 mil mortes.

 

Principais atividades do Programa Trabalho Seguro em 2024
Total: 118 
AtividadeQuantidade de ações
Abril Verde32
Dia dos professores2
Assinaturas de Termos de Adesão34
Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho 5
Municípios que contaram com ações do PTS15
Total de pessoas alcançadas pelas ações (presencialmente)39.870

 

 

Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social  
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

 

Leia Também: