Entidade conta com sete delegacias regionais e cerca de 5 mil associados no estado
O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC) firmou uma parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), na terça-feira (26/11), para auxiliar na prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O termo de adesão ao Programa Trabalho Seguro (PTS) foi formalizado durante uma reunião na sede do tribunal, em Florianópolis.
O documento foi assinado pelo gestor do PTS em Santa Catarina, desembargador Cesar Luiz Pasold Júnior, e pela presidente do Senge-SC, Roberta Maas dos Anjos. Também participaram do ato o desembargador Roberto Guglielmetto, membro do Comitê Gestor Nacional do programa, a juíza Maria Aparecida Ferreira Jeronimo, gestora do PTS para a Grande Florianópolis, e a vice-presidente do sindicato, Karla Maria Zavaleta.
Pasold Júnior apresentou às dirigentes do Senge-SC a estrutura do programa em Santa Catarina e detalhou seus objetivos, destacando o caráter propositivo da iniciativa. Ele também falou sobre a importância que representa a categoria participar do programa.
"Em uma obra ou um projeto, os engenheiros são um dos pilares principais no processo decisório. Por isso, cumprem um papel importante e fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro, desde a sua concepção, ao lado dos técnicos em segurança do trabalho e demais profissionais da área", disse ele.
Além de uma obrigação legal
A presidente do Senge, Roberta Maas dos Anjos, destacou que a adesão ao Trabalho Seguro representa um marco na trajetória do sindicato, reafirmando seu compromisso com a valorização e proteção da vida dos trabalhadores. “A segurança e saúde no trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas um direito fundamental que assegura dignidade e qualidade de vida no ambiente profissional”, afirmou.
A dirigente também celebrou a assinatura como parte das comemorações do Dia do Engenheiro e do Técnico em Segurança do Trabalho, lembrado em 27 de novembro. "Essa data reforça o papel essencial desses profissionais na construção de ambientes laborais seguros e saudáveis, prevenindo riscos e protegendo vidas".
Karla Zavaleta ressaltou que a entidade pretende organizar eventos para capacitar engenheiros e técnicos em segurança do trabalho nas normas regulamentadoras (NRs) de saúde e segurança do trabalho, especialmente diante das recentes mudanças legislativas.
De acordo com o último dado disponibilizado pelo INSS, Santa Catarina registrou 46 mil acidentes e doenças de trabalho em 2022.
Com uma trajetória que remonta à década de 1970, o Senge-SC foi fundado em julho de 1971, a partir da transformação da Associação Profissional de Engenheiros de Santa Catarina em sindicato. Atualmente, a entidade tem sede em Florianópolis e conta com sete delegacias regionais espalhadas pelo estado, representando cerca de 5 mil associados.
Texto: Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br