Summit da Justiça do Trabalho encerra com parcerias em mais de 20 projetos de inovação

Organizado pelo TRT-12, evento reuniu laboratórios de inovação de 22 tribunais do trabalho a fim de propor soluções conjuntas aos principais problemas enfrentados pelos órgãos

30/06/2023 14h32, atualizada em 30/06/2023 18h09
Daniele Oliveira

Após três dias de imersão em palestras, painéis, discussão de projetos e rodadas de negociação, encerrou nesta sexta-feira (30) o Inova JT Summit 23. Promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), o evento reuniu representantes de laboratórios de inovação e das áreas de gestão estratégica de 22 TRTs.  As atividades aconteceram no auditório do Ministério Público Estadual, que gentilmente cedeu o espaço para os cerca de 100 participantes.

Ao final da jornada, os TRTs estabeleceram diversas parcerias em mais de 20 projetos e iniciativas, criando um portfólio nacional de inovação. Eles vão desde a criação de uma metodologia de inovação para os laboratórios ao desenvolvimento de um super módulo de execução trabalhista.

Para o desembargador Paulo Pimenta do TRT-18 (GO), a iniciativa do TRT catarinense mostra que a instituição não está apenas inovando, como também disseminando práticas e ajudando os demais tribunais no alinhamento e na condução dos laboratórios. 

“A experiência do TRT-12 compartilhada nesses três dias foi algo enriquecedor. O Summit propiciou trocas de conhecimentos que vão render bons frutos em termos de parcerias entre os diversos tribunais,” pontuou o ex-presidente do Coleprecor e atual coordenador da Comissão Permanente de Gestão do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-18.

Grupo de pessoas sorrindo e em corredor polonês
Participantes foram recebidos por um "corredor polonês" antes da reunião final

Construção coletiva

Inesquecível foi o termo encontrado pelo juiz Albeniz Martins e Silva Segundo, do TRT-8 (PA/AP), para definir o Inova JT Summit 23. “A experiência desses três é um reflexo do DNA catarina, de tratar bem, de ser educado e acolhedor. A ideia de unir os tribunais e os laboratórios é muito profícua e traz resultados”, afirmou Martins, que atua no Lab da 8ª Região.

A servidora Karla Motta, do TRT 21 (RN), disse que o evento superou as suas expectativas. “Uma grande entrega do Summit é a definição de um modelo de gestão da inovação para os laboratórios, como tratar o recebimento da demanda, a realização de oficinas, disseminação de informações. Tudo isso sendo construído de uma forma coletiva”, destacou a servidora, que é coordenadora de planejamento e gestão estratégica e gerente do laboratório Inova JT 21. 

Corações pulsando

A coordenadora do Comitê Regional de Governança da Inovação do TRT-12, desembargadora Mari Eleda Migliorini, destacou a disposição de todos em ajudar a atualizar práticas e rotinas, em favor dos jurisdicionados. 

“O pessoal arregaçou as mangas, participou, dialogou, fez parcerias. Se tivesse que resumir o resultado, eu diria que, a partir de agora, temos "um" laboratório de inovação na base da JT: distribuído, com unidades em cada tribunal, mas adotando métodos, vontade e ideias comuns, comunicando-se intensamente para, em conjunto, fazer da inovação uma prática corriqueira e natural na JT. São corações pulsando no mesmo compasso. Vibrações com os sucessos próprios e dos demais. Nasceu em Floripa, tenho certeza, a família JT da inovação”, concluiu a desembargadora. 

 

Várias pessoas reunidas divididas em grupos de cinco a seis, sentadas em mesas conversando
No último dia, participantes fizeram diversas rodadas de negociação para fechar parcerias nos projetos

 

Mosaico com quatro fotos remetendo para um álbum de fotos
Clique na imagem e veja o álbum de fotos dos três dias de evento


 


 

Leia também:

 

Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: