Traga seu lixo eletrônico para o Tribunal

05/09/2017 13h58
Notícia com 203 visualizações
Descarte consciente do lixo


Você tem em casa algum equipamento eletrônico que esteja fora de uso, antigo ou que não funciona mais? Que tal desapegar e passá-lo a quem precisa e pode dar mais uma utilidade a ele?

Até o dia 15 de setembro, o Tribunal vai estar arrecadando resíduos eletrônicos de magistrados, servidores, advogados e sociedade em geral. O material será doado ao Comitê para Democratização da Informática (CDI), organização sem fins lucrativos que promove a inserção social de jovens através da inclusão digital, oferecendo gratuitamente a comunidades carentes computadores, impressoras, softwares, apostilas, capacitação de educadores e acompanhamento técnico e pedagógico.

A parceria vai funcionar assim: o CDI recolhe o material e o repassa a uma empresa voltada à logística reversa deste tipo de resíduos. Em troca, a empresa destina equipamentos montados e em condições de uso para serem utilizados nos projetos sociais do Comitê.

Serão coletados itens como CPUs e componentes (fontes, placas eletrônicas, memórias, processadores, etc.), monitores, peças complementares (mouses, teclados, estabilizadores, nobreaks), notebooks e acessórios, fax e impressoras, aparelhos telefônicos e celulares, aparelhos de CD e DVD, televisores, cabos e fios em geral.

Não devem ser enviados toner e cartucho de impressoras, eletrodomésticos com gases perigosos (refrigeração), lâmpadas, CD, DVD, fitas cassete e VHS e nem pilhas ou baterias, inclusive de celulares. Essas deverão ser retiradas e depositadas nos coletores específicos para elas, os Papa Pilhas (veja box abaixo).

Como colaborar

Haverá sete pontos de coleta, todos na região da Grande Florianópolis: nas sedes administrativa (Rua Esteves Júnior) e judiciária (Av. Rio Branco), nos prédio do Semap (bairro Estreito) e Sedig (bairro Capoeiras), nos Fóruns da Capital e de São José e na VT de Palhoça. A campanha encerra no dia 6 de setembro.

Caso possua muitos equipamentos para descartar, entre em contato com a Unidade Socioambiental pelo 3216-4085 para saber como proceder. Faça a sua parte e participe!
 

Papa pilha
cesto de descarte de pilhas
O TRT Ambiental também instalou recentemente nas sedes da Capital os Papa Pilhas, coletores próprios para receber pilhas e baterias usadas. O material arrecadado será encaminhado aos seus fabricantes, para que tenham a destinação correta.

A coleta das pilhas descartadas será de responsabilidade da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), através do programa “Abinee recebe pilhas”, que tem o objetivo de garantir a logística reversa desse tipo de material.

 

 

 

 

Texto: Camila Velloso / Arte: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: