TRT/SC entrega comendas da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho

Sessão solene reuniu autoridades e personalidades do Poder Judiciário catarinense

20/11/2007 16h20, atualizada em 26/08/2021 20h33

Oito personalidades foram agraciadas com a Comenda da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho, na noite de segunda-feira (19), em sessão solene realizada na sala de sessões do Pleno do TRT/SC. A quinta edição da Ordem foi presidida pelo juiz Jorge Luiz Volpato, presidente do TRT/SC e do Conselho da Ordem Catarinense. A distinção tem o objetivo de exaltar os méritos, a dedicação e os relevantes serviços prestados à cultura jurídica e à Justiça do Trabalho por cidadãos brasileiros ou estrangeiros. O evento foi prestigiado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o desembargador Jorge Mussi, além de convidados, personalidades e autoridades do Poder Judiciário catarinense. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, foi representado pelo procurador-geral do Estado, Adriano Zanotto. Na solenidade, o coral do TRT interpretou as músicas Ponta de Areia, Vento Negro e Vira Virou.

A condecoração da Ordem de 1º Grau foi entregue ao desembargador-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Pedro Manoel Abreu. Outro desembargador do TJ/SC, Fernando Carioni, o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho/SC, Acir Alfredo Hack, e o presidente da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil, Paulo Roberto de Borba, receberam os emblemas de 2º Grau. Os juízes das varas do trabalho de Indaial, Caçador e de Balneário Camboriú (2ª VT), respectivamente, Reinaldo Branco de Moraes, Etelvino Baron e Irno Ilmar Resener, e a diretora-geral do TRT catarinense, Nezita Maria Hawerroth Wiggers, foram agraciados com a medalha da Ordem de 3º grau.

A juíza Ione Ramos, que discursou em nome da instituição, saudou os homenageados, “cujas notórias contribuições se conformam com a maior justeza aos critérios balizadores do reconhecimento e da concessão do mérito”. Comentou alguns avanços institucionais pontuais patrocinados pelo Judiciário, pelo Ministério Público e por entidades parceiras como a OAB, lembrando recentes acontecimentos de grande repercussão na sociedade. Como a atuação do Supremo Tribunal Federal, que aceitou processar e julgar a denúncia da Procuradoria Geral da República contra 40 suspeitos de envolvimento em crimes de formação de quadrilha, entre outros. “A criação da TV Justiça pela Suprema Corte demonstra o grau de transparência dos seus julgamento”, acrescentou a juíza, que ao final fez menção a todos os homenageados.

O presidente da OAB falou em nome dos condecorados. “É na Justiça que os desfavorecidos buscam as soluções dos seus conflitos e interesses. Torna-se fundamental, portanto, valorizar o poder judiciário e dar ênfase a sua importância na estrutura da República para que ela possa cumprir a sua função em um estado democrático”, disse ele.

Veja o depoimento dos homenageados:

Pedro Manoel Abreu

“Considero a honraria uma homenagem ao Poder Judiciário de Santa Catarina e compartilho a medalha com todos os magistrados catarinenses”.

Acir Alfredo Hack

"Sinto-me honrado com a homenagem do TRT/SC e a recebo como reconhecimento pessoal e do trabalho do MPT em defesa da dignidade da pessoa humana e dos direitos indisponíveis dos trabalhadores. Assim, divido a honraria com todos os Membros e Funcionários da PRT-12 e com minha família."

Fernando Carioni

“Para mim, esta homenagem é uma grande surpresa. Fico envaidecido em receber esta condecoração do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina. Eu e minha família estamos muito gratos e orgulhosos pela distinção”.

Paulo Roberto de Borba

“Recebemos a notícia sobre a concessão da medalha do 2º Grau da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho com imenso sentimento de gratificação, até mesmo de satisfação pessoal, tendo em vista a importância deste Tribunal, que torna possível a aplicação do direito e por meio do qual é feita a Justiça àqueles que dela necessitam. A distinção enaltece e reveste também a nossa OAB/SC e os advogados catarinenses da mais alta consideração”.

Irno Ilmar Resener

“A homenagem é inesperada, pois não se conduz o trabalho visando o recebimento de tal condecoração, mas objetivando prestar um trabalho para a sociedade da melhor forma possível”.

Etelvino Baron

“Nada se conquista sozinho. Tudo é resultado da união de uma série de fatores e energias. Eu recebo esta homenagem como um incentivo para prosseguir na minha caminhada”.

Reinaldo Branco de Moraes

“A homenagem não é restrita ao homenageado. Este recebe diretamente a honraria retratada na medalha. Contudo, não podemos esquecer, e principalmente deixar de lembrar, que os serviços fluem na primeira instância devido à indiscutível dedicação dos servidores e todos os demais juízes que nela atuam. Por isso, estes devem também sentir-se homenageados, como igualmente todos os familiares, principalmente cônjuge e filhos, pelas inúmeras horas, finais de semana e até férias, que a judicatura deles retira devido ao intenso volume de trabalho. A homenagem, nesse contexto, alcança a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que meu nome fosse lembrado”.

Nezita Maria Hawerroth Wiggers

“Procurei sempre cumprir o meu dever com amor e dedicação. Não fiz nada além do meu dever como servidora. Eu agradeço a honraria que é um reconhecimento pelo trabalho realizado e que me faz sentir cada vez mais orgulho em fazer parte desta Instituição”.
 

Juiz Jorge Volpato preside sessão de entrega da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário
O presidente do TRT, juiz Volpato, presidiu a sessão da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho


 

Clique nos links para ver as fotos
 

 

 

Fonte: Ascom - 20.11.07, às 16h20min

Leia Também: