Cerca de 60 pessoas, entre magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), participaram das videoconferências organizadas pela Secretaria de Gestão Estratégica (Segest) para ajudar a definir o novo Plano Estratégico Nacional da Justiça do Trabalho, a vigorar de 2021 a 2026. Os encontros aconteceram terça (12) e quarta (13).
Eles debateram sugestões de missão (razão de existir de uma instituição), visão (aonde ela quer chegar) e valores para a JT, tendo por base o resultado da pesquisa respondida pelo público interno entre 30 de abril e 8 de maio. O que foi discutido será consolidado durante a Reunião de Análise da Estratégia (RAE) desta sexta (15).
A etapa seguinte acontecerá nacionalmente. Os TRTs vão debater e consolidar suas propostas de acordo com seus portes, ou seja, três propostas serão levadas para a reunião final: uma dos Regionais de grande porte, outra dos de médio porte – cujo coordenador é o regional Catarinense, representado pelo juiz gestor estratégico e de metas, Roberto Nakajo – e uma terceira, dos de pequeno porte.
A definição da missão, visão e valores vai acontecer em uma videoconferência conduzida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com a participação dos coordenadores dos grupos de porte dos TRTs.
O juiz Roberto Nakajo destacou a importância da construção coletiva impulsionada pelas videoconferências. De acordo com o magistrado, a tecnologia encurta distâncias, “permitindo ouvir uma significativa quantidade de servidores e magistrados de diversas regiões do estado e entender suas realidades”.
Macrodesafios do Poder Judiciário
Representantes dos oito regionais de médio porte se reuniram também por videoconferência na quarta, coordenados pelo TRT-SC. No encontro foram debatidos os macrodesafios do Poder Judiciário para o período 2021-2026, relacionados à sociedade, processos internos e aprendizado e crescimento.
Quinta-feira (14) foi a vez de debater o assunto com o CSJT e os representantes de pequeno e grande porte. O resultado dos debates na Justiça do Trabalho será consolidado ao que for apresentado pelos demais ramos (Federal, Eleitoral e Militar) para compor a linha de atuação do Poder Judiciário nos próximos cinco anos.
Texto: Luana Cadorin / Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br