Pela primeira vez, três audiências de processos de competência das jurisdições das Varas do Trabalho de Canoinhas e Caçador aconteceram na Vara do Trabalho de União da Vitória, município do Paraná. Elas foram realizadas na quinta (29) graças a um termo de cooperação técnica celebrado entre os TRTs de Santa Catarina (12ª Região) e Paraná (9ª) em julho deste ano.
Pelo acordo firmado, os processos oriundos de três municípios catarinenses do norte do estado — Porto União, Matos Costa e Irineópolis — passaram a ter suas audiências realizadas na VT de União da Vitória. Do ponto de vista processual, nada mudou: os processos abertos no âmbito da Justiça do Trabalho catarinense continuaram sob o julgamento das varas de Caçador e Canoinhas. A diferença é que, com as audiências sendo realizadas na cidade paranaense, trabalhadores, testemunhas e advogados evitaram percursos que levam, em média, duas horas e custam R$ 35 por trecho.
As audiências foram conduzidas voluntariamente pelo juiz titular da unidade de Mafra, José Eduardo Alcântara, que elogiou a recepção da juíza titular de União da Vitória, Angélica Nogara Slomp, e o espaço cedido.
Texto: Carlos Nogueira / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br