Varas do Trabalho de Videira e de Canoinhas recebem “Prêmio Excelência” na categoria conciliação

20/06/2011 19h01

As Varas do Trabalho (VTs) de Videira e de Canoinhas estão entre as três unidades com melhor desempenho na solução de processos por meio de acordo da Justiça Trabalhista. Elas ficaram em primeiro e terceiro lugar, respectivamente, na categoria conciliação do “Prêmio Execelência” promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A segunda colocada foi a vara de Ceres (GO), com 78,5% de acordos. Receberam o prêmio os juízes da VT de Videira, Luiz Osmar Franchin, e de Canoinhas, Lauro Stankiewicz.

A entrega da premiação aconteceu nesta segunda-feira (20) durante o 1º Workshop de Estatística e Execução Estratégica da Justiça do Trabalho, realizado no auditório da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) do edifício sede do TST. O prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar os órgãos da Justiça do Trabalho que se destacam pelos serviços prestados à sociedade.

"Conversando sempre, o dia todo, o tempo todo". Foi assim que o juiz Franchin explicou as razões do primeiro lugar. A Vara do Trabalho de Videira foi a que obteve o maior número de conciliações em 2010. Dos 1.606 processos julgados, 1.351 foram solucionados por meio da composição, o que significou um índice de 84,1%. A VT de Canoinhas solucionou 994 processos, sendo que desse total 769 foram acordos, totalizando 77,4%. Em Santa Catarina as 54 varas julgaram no ano passado 64.473 processos, quase 50% deles (31.896 ) por intermédio da conciliação.

Dividido em quatro categorias: metas nacionais, performance jurisdicional (em primeiro e segundo graus), conciliação e performance em execução, a definição dos três primeiros colocados foi extraída dos dados da Consolidação Estatística da JT. Esse relatório contém todos os indicadores da movimentação processual do TST, dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e das 1.377 Varas do Trabalho instaladas no país.

O Prêmio instituído pelo Ato CSJT nº127 será concedido anualmente, sempre no primeiro semestre. Os premiados foram agraciados com placa, insígnia e diploma.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC
ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320

Leia Também: