a última sexta (16), uma comitiva de quatro magistrados e servidores das varas de Joinville esteve na fábrica da Döhler, gigante do setor têxtil, com 3 mil empregados. Além de conhecer melhor a empresa, a visita serviu para que o grupo apresentasse à diretoria o Programa Trabalho Seguro, iniciativa da Justiça do Trabalho que reconhece e promove boas práticas na prevenção aos acidentes de trabalho.
A visita foi encerrada com uma palestra do juiz Rogério Barbosa (2ª VT de Joinville), que apresentou números de acidentes e ouviu os planos da diretoria para as áreas de recursos humanos e segurança. “Um dos maiores problemas do setor é o alto índice de doenças ocupacionais derivadas de esforços repetitivos, especialmente nos ombros, coluna e punhos”, explica Barbosa, que
Já no Sul do Estado, o juiz Ricardo Jahn (VT de Araranguá) realizou três palestras. A primeira foi segunda (13), na Semana de Prevenção a Acidentes da Alumasa, fábrica de plásticos e alumínio sediada em Urussanga. O evento precisou ser realizado na paróquia local, um espaço bem amplo, para dar conta da procura dos empregados.
Na quarta (15) ele falou sobre Reforma Trabalhista em Criciúma, com renda revertida para a Casa Guido, que apoia crianças com câncer. O magistrado fechou a semana com uma palestra na Anjo Química, fabricante de tintas de Criciúma, na sexta (16).
“A gente nota que há uma conscientização maior em relação aos equipamentos de proteção, mas também é preciso avançar no tempo de treinamento com esses aparelhos”, avalia o magistrado. “Sempre busco reforçar que a cultura de prevenção é uma responsabilidade de todos”.