Inclu_Tech destaca tecnologias e ações para inclusão de pessoas com deficiência

Com participação do TRT-SC na organização, evento promovido pela Fiesc uniu indústrias, instituições, poder público e sociedade em torno de um mundo mais inclusivo

23/05/2025 12h34, atualizada em 23/05/2025 13h28
Divulgação Fiesc

Inclusão não é apenas uma ideia. É ação, conexão e tecnologia aplicada à vida real. Esta foi uma das mensagens da segunda edição do Inclu_Tech, realizada nesta quinta (22), na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.

Realizado por FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), o encontro reuniu pessoas com deficiência, indústrias, instituições, poder público e sociedade para debater ações, compartilhar experiências e apresentar tecnologias voltadas a um mundo mais inclusivo.

VÍDEO: assista ao evento na íntegra; com áudio descrição
FOTOS: confira galeria com todas as imagens do Inclu_Tech
REEL: veja vídeo especial no canal da Fiesc no Instagram

“Uma sociedade que convive com as diferenças em todas as suas formas, incluindo a diversidade de habilidades e experiências, é uma sociedade mais rica, mais criativa e mais inovadora”, disse o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
 

Auditório da Fiesc com cerca de 200 pessoas. No palco, um cadeirante se prepara para a palestra
Evento aconteceu no auditório da Fiesc, em Florianópolis.


 

Lição de vida
 

Um homem branco de terno e gravata está falando no microfone
Desembargador Amarildo: "é essencial pôr o discurso da inclusão em prática"

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região (TRT-SC), desembargador Amarildo Carlos de Lima, disse que todas as pessoas deveriam assistir ao evento. “Trata-se de um grande aprendizado, de uma lição de vida. A parceria que temos com a Fiesc e o TJSC nos estimula para que continuemos a lutar por essa causa, apesar das adversidades”, disse.

O presidente também reforçou que é essencial pôr o discurso da inclusão em prática, completando que no TRT-SC quase cem PCDs exercem diferentes funções: quatro magistrados, 82 servidores, quatro estagiários e quatro jovens aprendizes.

O presidente do Tribunal de Justiça de SC, desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, destacou as iniciativas do órgão para adaptar suas instalações e estruturas a fim de atender as necessidades de pessoas com deficiência. “Ultrapassamos a ideia de que declarar direitos é suficiente. Não é, precisamos trabalhar para concretizar o direito. Para inclusão precisamos mobilizar todas as estruturas, trabalhar para isso”, conclamou.
 



Números
 

O Brasil possui cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022. Estima-se, porém,  que apenas 26,6% estejam trabalhando – menos da metade da taxa de ocupação das  pessoas sem deficiência, que é de 60,7%.
 

Texto: Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas da Fiesc, com edição da Secom/TRT-SC
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: