O Programa Trabalho Seguro (PTS) ganhou nesta quarta (4) dois novos parceiros em Santa Catarina: a RIC TV e a Associação Catarinense de Empresas de Rádio e Televisão (Acaert). O ato de adesão ocorreu no Gabinete da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), em Florianópolis.
O termo foi assinado pelo presidente das duas instituições, Marcello Petrelli, pela presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, pelo gestor regional do Trabalho Seguro, desembargador Roberto Guglielmetto, e pela gestora auxiliar do Programa em Florianópolis, juíza Maria Aparecida Jerônimo.
O PTS foi lançado em 2012 pelo Tribunal Superior do Trabalho, em meio às grandes obras que estavam sendo construídas para a Copa do Mundo no Brasil. O objetivo é fomentar a cultura da prevenção entre patrões e empregados a partir de ações de conscientização nas empresas e instituições públicas.
Com a RIC e a Acaert, primeiras entidades da área de comunicação a aderirem, o Programa alcança agora 120 parceiros no Estado. “Trata-se de uma iniciativa preventiva e educativa que o Grupo RIC e a Acaert têm muita honra de participar. Vamos colocar a comunicação a serviço da prevenção de acidentes de trabalho para construirmos uma sociedade melhor”, disse Petrelli.
O desembargador Roberto Guglielmetto lembrou que no Brasil acontece um acidente de trabalho a cada quatro minutos e um óbito a cada quatro horas. Os dados são do Observatório do Trabalho, site mantido pelo Ministério Público do Trabalho que cruza informações de diversas instituições, além da Previdência Social. “A parceria da RIC e da Acaert são muito bem vindas porque existe muita desinformação a respeito das normas de segurança do trabalho, e tenho certeza que vocês vão nos ajudar a esclarecê-las”, afirmou.
A presidente do TRT-SC também comemorou a parceria. “Tanto a RIC quanto a Acaert, com suas quase 300 empresas de rádio e TV afiliadas, vão dar a visibilidade que o assunto merece. Por isso, na minha visão, essa adesão é estratégica para garantir mais segurança nos ambientes de trabalho”, opinou a desembargadora Mari Eleda.
Também participaram da reunião o diretor de conteúdo do Grupo RIC, Luís Meneghim, o diretor executivo da Acaert, Leonardo Soares de Amorim, e o servidor da 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis, Alberto Caldeira.
Texto e fotos: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br