Evento em Araranguá aborda saúde mental no trabalho e boas práticas de empresas sobre o tema

Iniciativa é uma parceria do Programa Trabalho Seguro com a Associação Empresarial do município

18/11/2025 14h50, atualizada em 18/11/2025 17h43
Divulgação Aciva

“Cuidar de quem produz é cuidar do sucesso da sua empresa”. Com base nesse princípio, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) e a Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva) realizaram, na noite de segunda-feira (17/11), em Araranguá (SC), a palestra “NR-1, saúde mental e boas práticas nas empresas”.

Realizado por meio do Programa Trabalho Seguro, do TRT-SC, o evento reuniu aproximadamente 80 participantes no auditório da Aciva. Teve como objetivo incentivar a aplicação da nova NR-1 e reforçar a importância da atenção à saúde mental dos trabalhadores como estratégia para fortalecer equipes, prevenir acidentes e promover ambientes laborais mais humanos e produtivos.

A atividade contou com a participação do juiz do trabalho Ricardo Jahn, gestor regional do PTS, da médica em saúde física e mental Samara Paes do Canto e da psicanalista Raquel Bitencourt.

Jahn destacou que o PTS busca aproximar a magistratura dos atores sociais e econômicos para fortalecer a prevenção. “O PTS atua para conscientizar sobre a realidade acidentária e promover um ambiente laboral seguro e saudável”, afirmou. Ao comentar a atualização da NR-1, ressaltou que “as empresas precisam avaliar os riscos que afetam também a saúde mental”.

O encerramento foi feito pelo também gestor regional do PTS, desembargador Cesar Pasold Júnior. Antes do evento, ele e Ricardo Jahn visitaram o Instituto Mix, parceiro do PTS e considerado uma das maiores instituições de ensino profissionalizante, técnico e acadêmico do país. Na ocasião, os magistrados conheceram a estrutura e as operações da entidade, com o objetivo de avaliar possíveis ações conjuntas.
 

Quatro homens e duas mulheres estão em pé, posando para a foto. Atrás na parede tem a logomarca da empresa Aciva
A partir da esq.: David Marques (gestor do Hospital de Araranguá), desembargador Pasold Júnior, Kristian de Souza (diretor do Hospital de Araranguá) e os palestrantes Ricardo Jahn, Raquel Bitencourt e Samara Paes


 

Prevenção e bem-estar


Além das exposições técnicas, quatro empresas foram convidadas a apresentar boas práticas adotadas em seus ambientes de trabalho: Hospital Regional de Araranguá, Ibasi, Medset e Laboratório Bioanalises.

O Hospital Regional de Araranguá, por exemplo, desenvolve ações como acolhimento e escuta individual realizadas pelo coordenador de recursos humanos, atendimento psicológico individual, palestras sobre saúde mental, trabalho em equipe e prevenção ao assédio moral e sexual.

Empresa de tecnologia, a Ibasi mantém espaços internos climatizados e acolhedores, com puffs para descanso. Durante a jornada, os empregados usufruem dois intervalos para pausas, e, às sextas-feiras, a empresa encerra as atividades às 17h. Também oferece telemedicina gratuita e subsídio de 50% para academia.

A Medset, clínica de Medicina e Segurança no Trabalho, proporciona folga no dia do aniversário, bolsa auxílio de 100% para educação, ginástica laboral diária, convênios com farmácias, seguro de vida e acompanhamento médico e psicológico.
 

A nova NR-1


Instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 1978, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR1) (link externo) passou por atualização que entrou em vigor em maio deste ano (link externo). A nova versão determina que as empresas brasileiras incluam a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
 

 

Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 

Notícia com 33 visualizações

Leia Também: