O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem no âmbito da Justiça do Trabalho visa desenvolver, em caráter permanente, ações em prol da erradicação do trabalho infantil no Brasil e da adequada profissionalização do adolescente. O objetivo é reunir a comunidade para discutir os efeitos nocivos do trabalho infantil na vida das crianças e dos adolescentes.
Há mais de 2,7 milhões de crianças e adolescentes brasileiras em situação de trabalho infantil — 96 mil apenas em Santa Catarina. O Brasil assumiu o compromisso internacional de erradicar o trabalho infantil até o ano de 2020 e as piores formas de trabalho infantil até 2016 o que clama atuação efetiva de toda a sociedade.
Trabalho infantil prejudica formação escolar e traz riscos à saúde
Por questões culturais, o trabalho infantil é incentivado e justificado. É preciso esclarecer a população sobre a nocividade do trabalho infantil, dos riscos para a saúde e para desenvolvimento da criança e do adolescente e dos reflexos que irá produzir na vida adulta desta criança. O trabalho infantil produz um ciclo vicioso: pobreza-trabalho infantil-pobreza.
É preciso que nos conscientizemos de que há alternativas para a inclusão social dessas crianças e adolescentes, e de que o trabalho precoce não é uma delas. A profissionalização do adolescente é uma alternativa para o trabalho infantil e inclusão social. Escolas integrais com programas educacionais que motivem as crianças a permanecer na escola constituem outra alternativa.
Apenas com a conscientização de todos conseguiremos erradicar esta chaga que é o trabalho infantil.
Ferramenta de criança é lápis!!!
|
Gestora nacional, representante da região Sul |
Gestoras regionais | ||
|
Maria de Lourdes Leiria |
Teresa Regina Cotosky |
Patrícia Pereira de Sant'Anna |
|
| Gestores auxiliares | |
| 1ª Circunscrição | Juíza Ângela Maria Konrath e Juíza Desirré Dorneles de Ávila Bollmann |
| 2ª Circunscrição | Juiz Silvio Rogério Schneider |
| 3ª Circunscrição | Juíza Janice Bastos |
| 4ª Circunscrição | Juiz Hélio Henrique Garcia Romero |
| 5ª Circunscrição | Juízes Marcos Henrique Bezerra Cabral e Lisiane Vieira |
| 6ª Circunscrição | Juíza Débora Borges Koerich Godtsfriedt |
| 7ª Circunscrição | Juíza Patrícia Pereira de Sant’Anna |
| 8ª Circunscrição | Juíza Vera Marisa Vieira Ramos |
| 9ª Circunscrição | Juíza Julieta Elizabeth Correia de Malfussi |
| 10ª Circunscrição | Juiz Lauro Stankiewickz |
| 11ª Circunscrição | Juízes Alessandro Friedrich Saucedo |
| Presidente da AMATRA12 | Juiz José Carlos Külzer |
Contato: trabalhoinfantil@trt12.jus.br





