Os juízes que auxiliam o Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina continuam realizando diversas ações voltadas à segurança e saúde dos trabalhadores do estado. Na sexta (22), foi a vez da juíza titular da 1ª Vara do Trabalho (VT) de Blumenau, Desirré Bollmann, falar sobre atitudes que tornam o ambiente laboral inseguro e das consequências que o acidente de trabalho causa na vida do empregado.
A magistrada conversou com empresários do ramo têxtil de Blumenau e destacou, além da necessidade de se ter boas práticas que promovam a segurança do trabalho, os aspectos relevantes da NR 12, que trata da garantia da saúde e da integridade do trabalhador e da prevenção de acidentes com máquinas e equipamentos.
De acordo com ela, os principais acidentes no setor são queimaduras causadas por máquinas mal reguladas e intoxicação devido à utilização incorreta de produtos. O encontro também teve a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho (MT).
Nova parceria
A Agropecuária Schio, de São Joaquim, é a nova empresa a aderir ao Programa, tornando-se a 104ª parceira em Santa Catarina. O termo de adesão foi assinado na semana passada, na sede da OAB de Lages, pela juíza da 3ª VT Hérika Cecatto e pelo desembargador Roberto Guglielmetto, gestor do PTS no estado, que estava no local ministrando um curso sobre reforma trabalhista oferecido pela Amatra12.
Texto: Luana Cadorin / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br