Gestor sugere a prefeitos do sul do estado criação de lei sobre capacitação em segurança do trabalho

15/03/2017 12h17
Juiz Jahn fala em Araranguá
Em 2014 ocorreram em Araranguá 465 acidentes de trabalho

 

Apresentar as ações realizadas pelo Programa Trabalho Seguro (PTS) e tentar sensibilizar para a importância de evitar acidentes no trabalho. Esses foram alguns dos objetivos das visitas do juiz Ricardo Jahn, um dos gestores regionais do PTS, feitas na última semana ao Center Shopping de Araranguá e à Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

Convidado pelo Center Shopping a conhecer o local, o magistrado aproveitou para explicar as consequências da falta de segurança no trabalho e a necessidade de estar atento à saúde dos empregados, principalmente aos transtornos mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença será a principal causa de afastamentos do trabalho nos próximos anos. Por fim, o magistrado destacou a importância de se implementar a cultura de conciliação entre empresas e funcionários.

Durante a conversa com prefeitos integrantes da Amesc, Jahn sugeriu a criação de uma lei municipal para incluir nas contratações de terceirizados cláusulas que exijam capacitação sobre normas de saúde e segurança no trabalho. Além disso, propôs que fosse instituído um dia para que os professores da rede municipal de ensino possam realizar atividades sobre o tema com os alunos, futuros trabalhadores.

Estatísticas

De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT), em 2014 ocorreram em Santa Catarina 45.228 acidentes de trabalho. Destes, 465 aconteceram no município de Araranguá. Entre as atividades do estado com maior número de acidentes estão as relacionadas com fundição de ferro e aço, com 2.217 registros, e os frigoríficos, com 1.854.

 

 

 

Texto: Luana Cadorin / Fotos: Divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: