Iniciativa do Programa Trabalho Seguro em Santa Catarina, evento também terá lançamento de prêmio jornalístico
Especialistas em saúde e segurança do trabalho se reúnem em Florianópolis, nesta quinta (25) e sexta-feiras, para participar do 1º Encontro Sul Brasileiro do Programa Trabalho Seguro, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). O evento também contará com a presença de instituições parceiras do Programa, que só em Santa Catarina totalizam mais de 70, além do lançamento do Prêmio de Jornalismo Trabalho Seguro. As palestras e debates serão no Hotel Sesc Cacupé.
Os dois dias de programação têm focos específicos. O destaque fica para o segundo dia (26), com a discussão da implementação da NR 12 do Ministério do Trabalho e Emprego, norma regulamentadora que trata da segurança do trabalho em máquinas industriais. Os palestrantes Aida Becker, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e Carlos José Kurtz, diretor jurídico da Fiesc (Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado de Santa Catarina), vão conduzir a discussão sobre o tema, escolhido inclusive para ser o foco da campanha do PTS deste ano. A auditora fiscal também coordena a comissão nacional tripartite, composta por representantes do governo, trabalhadores e empregadores, responsável pela revisão da norma.
Outra importante questão, cada vez mais presente na rotina dos trabalhadores, será objeto de discussão. Doutora em Psicologia, com pesquisa em saúde coletiva, a professora da Universidade Estadual de Maringá Daniele Almeida Duarte vai falar sobre saúde psíquica e o estresse decorrente da informatização generalizada. Ainda na sexta-feira, serão debatidos a investigação e a análise dos acidentes de trabalho sob a ótica da prevenção e a quantificação da incapacidade decorrente das doenças ocupacionais.
O evento também terá o lançamento do Prêmio Jornalístico Trabalho Seguro, que pretende destacar as melhores reportagens em texto, televisão e rádio, além das categorias de fotojornalismo e estudante.
Debate aberto
As atividades do primeiro dia serão voltadas para magistrados e servidores. A palestra de abertura é do diretor da Secretaria de Segurança Judiciária do TRT-SP, Marcelo Schettini, que vai tratar sobre segurança física de magistrados e servidores. Na parte da tarde, haverá um painel sobre as principais causas de afastamento no Judiciário Trabalhista e as melhores práticas de enfrentamento dessa questão. Um dos debatedores será o diretor do Serviço de Saúde do TRT-SC, Jacson Alexandre Pereira.
“A ideia é discutir abertamente os motivos dos afastamentos nos Tribunais, colocar o dedo na ferida. Afinal, se nossos problemas são comuns, é provável que as soluções sejam as mesmas ou muito parecidas”, diz o gestor regional do PTS em Santa Catarina, desembargador Amarildo Carlos de Lima.
Além disso, fazem parte da programação oficinas de saúde com atendimento médico para os participantes. Serão feitas medições de pressão arterial e glicose no dia 25, das 14h às 18h, e no dia 26, das 8h às 10h.
O PTS é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com instituições públicas e privadas, que visa à formulação e à execução de campanhas e ações nacionais voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Trabalhadores afastados em SC
Um levantamento encomendado em 2013 pelo MPT-SC revelou que, em Santa Catarina, o número de trabalhadores afastados por motivos de saúde nas principais atividades econômicas é 48% maior do que a média nacional. Além disso, só em 2013 o estado registrou mais de 46 mil acidentes de trabalho - em todo o Brasil foram mais de 700 mil.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348