Juízes do Trabalho de SC manifestam repúdio ao PL 4850/16
Os Juízes do Trabalho de Santa Catarina, reunidos no IV Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho de Santa Catarina, realizado na Escola Judicial no período de 30 de novembro a 2 de dezembro, na cidade de Florianópolis, vêm a público manifestar repúdio ao Projeto de Lei nº 4850/2016, aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada do dia 30 de novembro de 2016. O projeto referido alterou as propostas de combate à corrupção e estabeleceu um conjunto de medidas que atentam contra a independência do Poder Judiciário e do Ministério Público.
Além de a Câmara Federal ter desfigurado as propostas apresentadas pelo Ministério Público, as quais contaram com o apoio e a assinatura de mais de dois milhões de brasileiros, criou a possibilidade de os membros do Magistratura e do Ministério Público serem acusados de crime de abuso de autoridade pelas mais variadas e genéricas condutas praticadas rotineiramente no exercício dos seus cargos.
O projeto chega ao absurdo de considerar que o magistrado cometerá crime se manifestar opinião sobre processo pendente de julgamento ou se sua decisão condenando pessoa física ou jurídica for reformada por instância superior; hipóteses que, evidentemente, inviabilizam o exercício do próprio cargo.
Assim, os magistrados do trabalho de Santa Catarina esperam que os parlamentares revejam o projeto e, ao final, prevaleçam os objetivos para os quais foi pensado, e entre eles certamente não está a punição de quem tem o dever constitucional de combater a corrupção.
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br