Evento teve assinatura do termo de compromisso por 35 entidades ligadas ao tema
Florianópolis acaba de dar um grande passo para a redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No lançamento da Rede Vida no Trabalho, criada pelas secretarias municipal e estadual de Saúde e Ministério Público do Trabalho, nessa quarta-feira (28), 35 entidades assinaram o termo de compromisso com a organização. O desembargador do TRT-SC Amarildo de Lima, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, também participou do evento.
"Estamos comprometidos com a solução do problema em nossa cidade. Tenho certeza de que interligados poderemos avançar e alcançar resultados positivos", disse o prefeito ao público presente. A meta é tirar Florianópolis do topo dos rankings negativos sobre o tema e torná-la exemplo de ações integradas para a redução dos agravos fatais e graves até 2020.
Na ocasião foi apresentada a arte criada especialmente para a Rede Vida no Trabalho pelo artista plástico Luciano Martins, respresentando que a "força da união das pessoas é fundamental para um trabalho mais humano".
O projeto reunirá entidades, direta ou indiretamente ligadas ao tema, com o objetivo de educar e conscientizar tanto trabalhadores quanto empregadores sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho. Além da divulgação dos resultados de pesquisas, as ações da rede devem motivar alternativas para ações e campanhas de conscientização.
"A criação da Rede Vida no Trabalho representa um grande avanço na solução para o grande problema de Florianópolis e Santa Catarina, cujos números relacionados a acidentes e doenças no trabalho destoam da média nacional", afirmou a procuradora do Trabalho, Márcia Aliaga.
Entidades
As entidades que assinaram o termo de compromisso no evento de lançamento foram: Coordenadoria Estadual de Urgência e Emergência, Aflodef, Amatra, Anvisa, Acamt, ABO, CIT, Conselho Regional de Odontologia, Conselho Regional de Psicologia, Coren, Corpo de Bombeiros, CUT, Conselho Regional dos Técnicos de Radiologia, Fetigesc, Fetessesc, Fiesc, Força Sindical, Fundacentro,Gerência Estadual de Saúde do Trabalhador, INSS, Guarda Municipal, Siass, Ministério da Saúde, Ministério Público do Trabalho, Nova Central Sindical de Trabalhadores, Via Ciclo, Polícia Civil, Sindicato dos Odontologistas de Santa Catarina, Sinduscon e Sintrapetro.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde, com atualizações da Ascom TRT-SC