O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) passa a contar com mais uma parceira na prevenção de acidentes de trabalho: as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Na tarde desta terça-feira (25), o diretor-presidente da entidade, Cleverson Siewert, assinou o protocolo de intenções do Programa Trabalho Seguro, ação nacional liderada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
"A atividade desenvolvida pela Celesc envolve periculosidade. Quase 100% da população já tem acesso à energia elétrica. Assim, quanto mais rede, mais acidentes. Em Santa Catarina há uma média de oito mortes por ano em decorrência de incidentes com as redes elétricas e muitos deles são derivados de ações passivas, como brincadeiras com pipas e consertos de antenas”, exemplificou Siewert. Para ele, que ressaltou as ações já adotadas pela Celesc em prevenção, é importante alertar a população em geral sobre os perigos das intervenções com eletricidade.
A presidente do Tribunal, desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, agradeceu a adesão da entidade e a participação de representantes da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE). “A Celesc já tem uma experiência muito grande na área da prevenção de acidentes e tenho certeza que a sua participação vai contribuir muito para o sucesso do Programa no estado”, afirmou.
O engenheiro Álvaro José Beiro, que falou em nome da ACE, disse que além do interesse em conhecer o Programa, a entidade está organizando um seminário nacional, de 21 a 23 de abril, sobre segurança em instalações e serviços em eletricidade. “Gostaríamos de contar com a presença da presidente do TRT para expor os objetivos do Programa Trabalho Seguro no nosso evento”, convidou.
O vice-presidente do Tribunal, Garibaldi Tadeu Pereira Ferreira, e o juiz Alexandre Luiz Ramos, gestor do programa em Santa Catarina, também participaram da reunião. O desembargador Garibaldi, que também é diretor da Escola Judicial do TRT-SC, convidou os dirigentes das entidades para participar do próximo módulo da Escola. Definido para os dias 25 e 26 de abril, no auditório da Justiça Federal, o evento será uma parceria com o Ministério Público do Trabalho e contará com a participação de especialistas que abordarão a temática do trabalho seguro.
Números do setor elétrico
Segundo estatísticas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), só em 2010 - último período com dados fornecidos pelo órgão -, ocorreram 224 acidentes de trabalho no setor elétrico em Santa Catarina. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Tribunal, entre janeiro de 2009 e agosto de 2012 foram ajuizadas 104 ações de indenização por dano moral ou material em decorrência de acidentes de trabalho ocorridos no setor de energia elétrica.
Adesões
Esta é a 18ª adesão desde o lançamento regional do Programa, em setembro do ano passado. Confira quem já assinou o protocolo de intenções (em ordem de adesão):
- Sinduscon - Grande Florianópolis
- Sinduscon - Itapema
- Serviço Social do Sinduscon - Grande Florianópolis
- Federação dos Trabalhadores na Indústria de SC (Fetiesc)
- Procuradoria Regional do Trabalho em SC
- Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif)
- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI)
- Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc)
- Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina
- Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (Acat)
- Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)
- Ordem dos Advogados do Brasil – Santa Catarina (OAB-SC)
- Eletrosul Centrais Elétricas
- Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agrônomia (Crea-SC)
- Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados (Sindicarnes-SC)
- Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg-SC)
- Sindicato dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Sinoreg)
- Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc)
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br