Combate ao trabalho infantil é tema de audiência pública em Chapecó

Evento será segunda-feira (21/11), a partir das 14h, e está com inscrições abertas

17/11/2022 14h42, atualizada em 17/11/2022 15h23

Sensibilizar sobre a oportunidade da aprendizagem profissional nas empresas, a importância do combate ao trabalho infantil e estimular o cumprimento de cotas. Esses são objetivos da audiência pública do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem em SC, que será realizado na segunda-feira (21/11), a partir das 14h, no Centro de Convenções e Exposições de Chapecó. 
 
Uma das gestoras auxiliares do Programa no estado, a juíza Michelle Denise Destri, da 1ª Vara do Trabalho do município, irá representar o TRT-12 no evento. 

Ela alerta que o trabalho infantil causa danos físicos e psicológicos graves e irreversíveis às crianças e adolescentes, em razão de doenças e acidentes que sofrem no ambiente de trabalho. “Essa prática também é determinante para a evasão escolar e reproduz o ciclo de pobreza da família: quanto mais cedo a criança entra no mercado de trabalho, menor será sua renda na vida adulta, pela baixa qualificação”, enfatiza a gestora. 

A magistrada também lembra que em Chapecó, apesar da obrigação legal das empresas de médio e grande porte contratarem aprendizes, das 2,7 mil vagas existentes no município, apenas 1,2 mil estão ocupadas. 

Durante a audiência, jovens já contratados irão relatar a experiência no mercado de trabalho, o impacto na sua vida e na da família, além de serem trazidos relatos dos próprios pais dos aprendizes.  A programação também vai contar com a apresentação de uma boa prática empresarial com repercussão social positiva.

O evento é uma parceria entre Prefeitura de Chapecó, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Ministério Público do Trabalho, Inspeção do Trabalho, Ministério Público de Santa Catarina e o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. 

 

Texto: Luana Cadorin
Secretaria de Comunicação Social/TRT-12
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br
 

Leia Também: